Exercício geral (1)

A partir dos textos de apoio sobre o tema “Rolezinhos” , escreva um texto dissertativo argumentativo, atendendo as questões a seguir:

Latuff 2014




Texto I - Desde o fim de 2013, jovens têm organizado encontros pelas redes sociais, principalmente, em shoppings da capital paulista e da Grande São Paulo. Os eventos ficaram conhecidos como "rolezinhos".  A primeira iniciativa a ganhar repercussão aconteceu no Shopping Metrô Itaquera, Zona Leste de São Paulo, em 8 dezembro.  Algumas lojas fecharam com medo de saques e o centro comercial encerrou o expediente mais cedo.

(...) Polêmica: visões distintas
 O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta segunda-feira  que não deve empurrar o problema para a Prefeitura e que é preciso discutir a cidade. “Não adianta ficar [dizendo]: cuida dessas pessoas que o problema é seu. É a cidade que precisa ser discutida e nós precisamos evoluir no sentido de abrir espaços públicos para que as pessoas possam usufruir mais da cidade”, disse Haddad.

O sociólogo Fred Lúcio, da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), faz uma análise semelhante à do prefeito Haddad. Ele observa que os jovens que participam desses encontros têm “uma demanda reprimida por lazer, por diversão, por cultura e uma capacidade muito forte de mobilização”.

(...) Teor da liminar
"Contudo, essa prerrogativa deve ser exercida com limites. Ora, o exercício de um direito sem limites importa na ineficácia de outras garantias. De fato, se o poder de manifestação for exercido de maneira ilimitada a ponto de interromper importantes vias públicas, estar-se-á impedido o direito de locomoção dos demais; manifestação dem Shopping Center, espaço privado e destinado à comercialização de produtos e serviços impede o exercício de profissão daqueles que ali estão sediados, bem como inibe o empreendedorismo e a livre iniciativa. Saliente-se que os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa são fundamentos da República", argumentou a magistrada.
Disponível em http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/01/conheca-historia-dos-rolezinhos-em-sao-paulo.html acesso em 08/09/2014




Texto II (...) "A pergunta é: eles estão manifestando contra o quê? Não estamos entendendo o que está acontecendo. Tentar esvaziar e desqualificar esse tipo de encontro é mais fácil que tentar entendê-lo", afirma o professor de Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cícero Cavalcante.
Ele destaca que as mobilizações por meio das redes sociais refletem a angústia vivida pelas pessoas diante da falta de espaços públicos que valorizem a prática esportiva e o lazer. Com isso, os jovens encontram nos shoppings um lugar aparentemente seguro e mais bem cuidado para conviver e extravasar.

"A lógica da vida é a liberdade. Esses encontros são necessários porque as pessoas precisam se expressar. As autoridades se preocupam mais em reprimir esses encontros que em construir espaços de convivência", diz.


(...) O sociólogo Sérgio Coutinho também exprimiu opinião a respeito dos encontros marcados pelas redes sociais. Para ele, houve um exagero por parte das forças policiais e dos seguranças dos estabelecimentos particulares no sentido de coibir a reunião de jovens, o que seria uma prática comum em pequenos shoppings situados em bairros periféricos das grandes cidades.

(...) "Esse é um fenômeno cultural muito mal compreendido, praticado por pessoas ignoradas pela classe média. Para os conservadores, não passa de vandalismo. Para os mais libertários, é uma ação política. Quando eles saem do shopping para a Assembleia ou a Câmara, passa a ser outro tipo de mobilização", afirma.
Disponível em http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=359998&e=13 acesso em 08/09/2014






1 – O primeiro passo para a construção do seu texto se dá a partir da formação de ideias, partindo desse pressuposto, anotar todas as ideias que surgirem sobre o tema e em seguida filtrar as informações mais importantes a serem trabalhadas;
Tempestade de ideias “brainstorming”                    x                           Filtro        
  


2 – Em no máximo seis linhas, elaborar a introdução e destacar/sublinhar a tese à ser defendida;




3 -   Em no máximo três parágrafos, defender sua tese. Caso sinta dificuldades em estruturar, utilizar o modelo (tópico frasal + desenvolvimento do tópico frasal + um tipo de argumento + sua opinião = um parágrafo);



4 – Elaborar  proposta de intervenção detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão do texto.




A atividade poderá ser encaminhada para  erivaldolimah@gmail.com

Comentários