Já falamos
sobre a tempestade de ideias, a introdução - momento em que muitos vestibulandos travam
diante da folha de redação em branco - sobre
o desenvolvimento, que é a hora de convencer o leitor de que aquilo que você está dizendo é verdadeiro,
e agora, vamos ao arremate final, a conclusão, que no caso do
Enem o candidato deve apresentar uma proposta de intervenção para os
problemas abordados.
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Reprodução: Blog Agora Você Consegue |
Proposta de intervenção? Ãn? O que é isso?
O Enem avalia a
capacidade que o aluno tem de compreender o mundo em sua volta, seja através das questões objetivas,
que se percebe a física, a química, a matemática... aplicada
no cotidiano, seja através da redação, interligando conceitos das mais diversas áreas do
conhecimento afim de defender seu ponto de vista.
Essa capacidade de
compreensão e reflexão, também se faz presente nesta última parte da sua
dissertação. No qual o vestibulando deve apresentar soluções para o
problema abordado.
Para conquistar os
preciosos duzentos pontos nesta competência, o aluno deve elaborar muito bem a proposta
de intervenção, detalhada, relacionada ao assunto proposto e ainda,
articular com a discussão desenvolvida no texto.
Parece bicho de sete
cabeça, mas não é!
O que é uma boa
proposta?
É aquela proposta que soluciona, ou ameniza o problema de
forma significante. Aquela proposta realizável, que pode ser
posta em prática. Fuja de utopias. Proponha coisas simples, mas que façam a diferença, resolvem.
Nem sempre ideias mirabolantes são boas propostas.
Tenha em mente as
seguintes perguntas:
I - A minha proposta é realizável?
II - Soluciona ou ameniza o problema?
III - Como ela seria colocada em prática?
II - Soluciona ou ameniza o problema?
III - Como ela seria colocada em prática?
Respondendo essa
terceira pergunta, você já estará detalhando, ou seja, atendendo mais um aspecto avaliado
nessa competência, e te colocando entre 200 e 160 pontos.
O fato de não elaborar
MUITO BEM, a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto, te coloca nos 160 pontos, no qual o participante elabora
BEM a proposta e atende os demais critérios. Quando o candidato elabora de forma
MEDIANA e não detalhada, mas atende os demais critérios, ele
fica nos 120 pontos (a maioria fica com essa pontuação). A proposta
quando elaborada de forma INSUFICIENTE, não detalhada ou não articulada
com a discussão desenvolvida no texto, recebe 80 pontos. No caso de
apresentar uma proposta VAGA, PRECÁRIA, ou relacionada apenas ao assunto, receberá 40 pontos. E
por último, não menos importante, o aluno que NÃO APRESENTAR proposta
ou apresentar de forma não relacionada ao tema ou ao assunto, receberá 0!
Como articular com a
discussão desenvolvida no texto?
Articular a proposta de
intervenção com a discussão desenvolvida no texto, não é nada mais
nada menos, do que em poucas palavras, retomar o que foi discutido no seu
texto, ou seja, estabelecer um sentido de encerramento, posicionamento final
acerca do tema proposto, e assim, propor as possíveis soluções.
Se você não gosta de solucionar
problemas, ou propor melhorias, comece a olhar para eles de forma diferenciada,
faça disso um exercício diário e conquiste seus 200 pontos nesta competência.
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