Proposta de intervenção (conclusão)

Já falamos sobre a tempestade de ideias, a introdução -  momento em que muitos vestibulandos travam diante da folha de redação em branco -  sobre o desenvolvimento, que é a hora de convencer o leitor de que aquilo que você está dizendo é verdadeiro, e agora, vamos ao arremate final, a conclusão, que no caso do Enem o candidato deve apresentar uma proposta de intervenção para os problemas abordados.

Reprodução: Blog Agora Você Consegue
Proposta  de  intervenção? Ãn? O que é isso?

O Enem avalia a capacidade que o aluno tem de compreender o mundo em sua volta, seja através das questões objetivas, que se percebe a física, a química, a matemática...  aplicada no cotidiano, seja através da redação, interligando conceitos das mais diversas áreas do conhecimento afim de defender seu ponto de vista.

Essa capacidade de compreensão e reflexão, também se faz presente nesta última parte da sua dissertação. No qual o vestibulando deve apresentar soluções para o problema abordado.

Para conquistar os preciosos duzentos pontos nesta competência, o aluno deve elaborar muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao assunto proposto e ainda, articular com a discussão desenvolvida no texto.

Parece bicho de sete cabeça, mas não é!

O que é uma boa proposta?
É aquela proposta que soluciona, ou ameniza o problema de forma significante. Aquela proposta realizável, que pode ser posta em prática. Fuja de utopias. Proponha coisas simples, mas que façam a diferença, resolvem. Nem sempre ideias mirabolantes são boas propostas.

Tenha em mente as seguintes perguntas:
I - A minha proposta é realizável?
II - Soluciona ou ameniza o problema?
III - Como ela seria colocada em prática?
Respondendo essa terceira pergunta, você já estará detalhando, ou seja, atendendo mais um aspecto avaliado nessa competência, e te colocando entre 200 e 160 pontos.

O fato de não elaborar MUITO BEM, a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto, te coloca nos 160 pontos, no qual o participante elabora BEM a proposta e atende os demais critérios. Quando o candidato elabora de forma MEDIANA e não detalhada, mas atende os demais critérios, ele fica nos 120 pontos (a maioria fica com essa pontuação). A proposta quando elaborada de forma INSUFICIENTE, não detalhada ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto, recebe 80 pontos. No caso de apresentar uma proposta VAGA, PRECÁRIA, ou relacionada apenas ao assunto, receberá 40 pontos. E por último, não menos importante, o aluno que NÃO APRESENTAR proposta ou apresentar de forma não relacionada ao tema ou ao assunto, receberá 0!

Como articular com a discussão desenvolvida no texto?
Articular a proposta de intervenção com a discussão desenvolvida no texto, não é nada mais nada menos, do que em poucas palavras, retomar o que foi discutido no seu texto, ou seja, estabelecer um sentido de encerramento, posicionamento final acerca do tema proposto, e assim, propor as possíveis soluções.

Se você não gosta de solucionar problemas, ou propor melhorias, comece a olhar para eles de forma diferenciada, faça disso um exercício diário e conquiste seus 200 pontos nesta competência.





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