Correção de redação - Jovens "nem-nem"


Jovens “nem-nem” – por ******************** – Pré Vestibular  **********


Nos últimos anos, é notória a expansão do ensino superior público e dos cursos profissionalizantes. Facilitando assim,  o acesso a educação e o tão almejado primeiro emprego para os jovens sem experiência. Contudo, grande amostra desses brasileiros são intitulados de “nem-nem”, ou seja, nem estudam e nem trabalham. Ressaltando que, ainda existe um caminho a ser percorrido na busca pela inserção destes na população economicamente ativa, gerando riqueza intelectual, cultural e econômica para o Brasil.
A geração “nem-nem” é composta em sua maioria por jovens do sexo feminino, que por ausência de planejamento familiar engravidam na adolescência. Sendo obrigadas a se evadirem das salas de aula para cuidar de seus filhos. E quando pretendem retornar não tem com quem deixá-los, para estudar e trabalhar. Aumentando assim, as altas taxas (taxas) de evasão escolar e gerando um nível elevado de taxa de natalidade já recorrentes.
Um dos grandes fatores pré-existentes para que ocorra este cenário, é o nível de analfabetismo e a falta de conhecimento das políticas públicas ofertadas no país. Com os  mais altos índices na região do nordeste brasileiro (nordeste), dando destaque para o estado de Alagoas com  quase 8% acima da média nacional. Um veículo de informação acessível na maioria das residências brasileiras é a televisão. De acordo com o IBGE, 30% das famílias não tem um banheiro dentro de casa  (não possuem banheiros em suas residências), mas possui (possuem) pelo menos um televisor em seus cômodos. Sendo assim, um ótimo canal de informação das políticas de planejamento.
Corroborando com os dados de uma pesquisa do IPEA, que quanto maior (no qual afirmava que quanto maioro grau de escolaridade, menor será a quantidade de filhos por residência. Ou seja, um melhor planejamento sem gerar ônus para sua família e para o estado. Incentivos e programas para a educação como o Sisutec, Pronatec, Fies e Prouni, já diminuem essa diferença e percentual e tem grande possibilidade de crescimento decorrente da lei de royalties que destinam 75% do lucro do pré-sal da Petrobrás para a educação.

Portanto, é necessário o investimento cada vez maior (gradativo ou progressivo) na ampliação, e divulgação das políticas públicas voltadas para o planejamento familiar e acesso a educação, como fatores primordiais para a queda do analfabetismo e natalidade na adolescência. Através de feiras, bienais, eventos de disseminação da informação. E também (e ainda) a criação de creches para as (aquelas) que já são mães para que os mesmos (elas) possam se qualificar e trabalhar.





  1. O candidato demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita; 160 pontos
  2. Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo; 200 pontos
  3. Apresenta  informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com índices de autoria, em defesa de um ponto de vista; 160 pontos
  4. Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos; 200 pontos
  5. Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. 200 pontos
Pontuação total = 920  pontos








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