Receita de redação



Não existe uma fórmula para redação, o maior segredo é leitura, saber relacionar todos os seus conhecimentos com o tema solicitado, e  treino, muuuuito treino. Mas, em caso de um branco na hora da prova, lembre-se dessa dica rápida, fácil e coloque-a em prática, te garanto, o mínimo é 700 pontos...


Ingredientes

  • Bom domínio da norma culta da Língua Portuguesa;
Nessa competência são avaliados diversos tópicos da Língua Portuguesa e pra se dar bem e atingir a pontuação máxima não pode cometer deslizes, tem que dominar tudo, de concordância e regência à pontuação;
  • Repertório sociocultural diversificado;
Usar todo seu conhecimento (conceitos de biologia, tópicos de história e geografia, sociologia filosofia, aquela reportagem que você lembra, aquele texto ou livro que leu, aquele filme/documentário...)
  • Argumentação consistente;
Dependerá do item anterior, se não tiver um bom repertório sociocultural, não sairá do senso comum e senso comum... é, acho que deu pra entender!
  • Repertório diversificado de recursos coesivos;
Não adianta ter um bom repertório sociocultural, não adianta ser o rei ou rainha da Língua Portuguesa, nem apresentar uma argumentação super, mega consistente se isso for feito de forma desorganizada, para isso, é importante conhecer e saber utilizar os elementos de coesão e coerência,que você pode conferir Clicando aqui

  • Facilidade em propor ou solucionar problemas
Isso você só conseguirá a partir do momento que enxergar os problemas e começar pensar em soluções, melhorias, intervenções, depois disso, comece a pensar novamente, só que dessa vez de forma clara e objetiva.

Modo de preparo
Organize todos os ingredientes na folha de redação.




Introdução
Enumere as ideias a serem desenvolvidas nos parágrafos a seguir, além de não se perder durante o texto, demonstrará a progressão de suas ideias, mostra que aos poucos as suas ideias vão progredindo e sendo "desenroladas", além disso, apresentar sua tese.

Exemplo: "_____________________________________________________________________________________________________________, faz-se necessário atentar para alguns fatores como por exemplo, 1, 2 e 3."


Desenvolvimento: 
Desenvolver as ideias 1, 2 e 3, respectivamente, acrescentando argumentos e o seu posicionamento crítico acerca o que está sendo discutido no parágrafo.

Exemplo: 

      Desenvolvimento da ideia 1 + 1 ou mais argumento(s) (autoridade, contraste, estatísticas, causa e consequência, raciocínio lógico, comparação) + seu posicionamento = 1 parágrafo.

      Desenvolvimento da ideia 2 + argumentação + posicionamento crítico.

   Desenvolvimento da ideia 3 + argumentação + posicionamento crítico, podendo ser desenvolvida uma ideia a cada parágrafo ou duas ideias em um único parágrafo (atentar para não ficar um período muito longo).


Conclusão: 
Articular com a discussão do texto (retomar toda a discussão do texto em poucas palavras, uma frase) elaborar uma proposta de intervenção clara e detalhada, sem ferir os direitos humanos. Três perguntas básicas antes da escrever sua proposta:
 I - A minha proposta é realizável? 
 II - Soluciona ou ameniza o problema?
 III - Como ela seria colocada em prática?

Exemplo: "_______________________________________________________________. Dessa forma, faz-se necessário _________________________________________ e(ou)____________________________, através de _________________________________e(ou)__________________________________."


DICA: utilize a tecnologia para resolver problemas, sugira criação de aplicativos, plataformas, redes sociais com outras temáticas (meio ambiente, cidadania...), e ainda, propor a inserção de disciplinas como ética, cidadania, política, educação ambiental, educação para as relações étnico raciais, entre outras. Evite termos como conscientização, palestras...


O RED em AÇÃO não quer impor um modelo a ser seguido, tampouco afirmar que esse modelo é o melhor, apenas dar uma dica de um modelo simples que pode ser utilizado em caso de "Error404", e em casos de não saber por onde começar e o que fazer perante a folha de redação em branco.




Você trava quando se depara com o tema e a folha de redação em branco?
Não sabe por onde começar?
Está cansado (a) de nota baixa?


Se você respondeu SIM para pelo menos uma dessas perguntas CLIQUE AQUI

Comentários