São
cinco competências:
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência
2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo- argumentativo em prosa.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,
opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
direitos humanos.
Vamos
abordar de forma simplificada uma a uma:
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Esta
competência, avaliará se o aluno é capaz de distinguir a modalidade oral, que
se caracteriza por apresentar frases fragmentadas, visto que, os interlocutores
podem complementar as informações de acordo com que a interação ocorre, da
modalidade escrita, norma culta, no qual as informações devem estar presentes,
completas nas frases.
Nessa
competência, será avaliado se o aluno compreendeu a proposta e desenvolveu
dentro dos limites estruturais. Em outras palavras, não basta compreender a
proposta, precisa também compreender que ela deve ser desenvolvida na
modalidade dissertativo-argumentativa.
Nesse
contexto, faz-se necessário atentar para o tangenciamento do tema e a fuga
total do tema.
Considera-se
tangenciamento ao tema a abordagem parcial, realizada somente nos limites do
assunto mais amplo a que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em torno do eixo temático
objetivamente proposto.
Considera-se
fuga total ao tema, quando nem o assunto mais amplo e nem o tema proposto é são
desenvolvidos.
Como
exemplo, duas possibilidades de tangenciamento do Enem 2014;
·
Redação
completamente estruturada no debate sobre a publicidade infantil em geral (mas
não no Brasil);
·
Redação
completamente estruturada no debate sobre a publicidade, sem associação a
publicidade infantil no Brasil, ou seja, sobre questões genéricas da
publicidade, sem vinculação ao público infantil e o Brasil.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
A competência
de número 3, avalia a inteligibilidade do seu texto, a relação de sentido entre
as partes do texto, a precisão vocabular, a progressão temática, e a adequação
do conteúdo do texto com o mundo real. o vestibulando deve dominar muito bem coesão e coerência.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Os
aspectos a serem avaliados nessa competência dizem respeito à estruturação
lógica e formal entre as partes da redação. O vestibulando deve compreender
como os parágrafos devem ser estruturados, a estruturação dos períodos e referenciação.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O
aluno deve expressar sua visão como autor das possíveis soluções para a questão
discutida. E esta solução deve ser detalhada, de uma maneira que o corretor
possa julgar sua exequibilidade, ou seja, se ela é executável ou não. Ainda,
deve respeitar os direitos humanos e evitar propostas vagas, procurando sempre
propostas mais concretas, específicas e consistentes. Esta competência é avaliada levando-se em consideração dois fatores:
- Presença de proposta X Ausência de proposta;
- Proposta com detalhamento X Proposta sem detalhamento.
Referência: Guia do participante (disponibilizado pelo MEC todos os anos)
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