Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
200 pontos - Demonstra excelente domínio da
modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro.
Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como
excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
160 pontos - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da
Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de
convenções da escrita.
120 pontos - Demonstra domínio mediano da
modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com
alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
80 pontos - Demonstra domínio insuficiente da
modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais,
de escolha de registro e de convenções da escrita.
40
pontos - Demonstra domínio precário
da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com
diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de
convenções da escrita.
0 ponto - Demonstra desconhecimento da
modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência
2
– Compreender a proposta de redação e
aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema,
dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
200 pontos -
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um
repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto
dissertativo-argumentativo.
160 pontos - Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
120 pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível
e apresenta domínio mediano do texto dissertativo argumentativo, com
proposição, argumentação e conclusão.
80
pontos - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos
motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto
dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição,
argumentação e conclusão.
40
pontos - Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio
precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros
tipos textuais.
0 ponto - Fuga ao tema/não atendimento à
estrutura dissertativo-argumentativa.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,
opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200 pontos - Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada,
configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
160 pontos - Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em
defesa de um ponto de vista.
120 pontos - Apresenta informações, fatos e
opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores
e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
80
pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas
desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos
motivadores, em defesa de um ponto de vista.
40
pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema
ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
0 ponto - Apresenta informações, fatos e
opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação.
200 pontos - Articula bem as partes do texto e
apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160 pontos - Articula as partes do texto com poucas inadequações e
apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
120 pontos - Articula as partes do texto, de
forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de
recursos coesivos.
80 pontos - Articula as partes do texto, de
forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de
recursos coesivos.
40 pontos - Articula as partes do texto de
forma precária.
0 pontos - Ausência de marcas de articulação, resultando em
fragmentação das ideias.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
direitos humanos.
200 pontos - Elabora muito bem proposta de
intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto.
160 pontos - Elabora bem proposta de intervenção
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
120 pontos - Elabora, de forma mediana, proposta
de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no
texto.
80 pontos - Elabora, de forma insuficiente,
proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão
desenvolvida no texto.
40 pontos - Apresenta proposta de intervenção
vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
0 ponto - Não apresenta proposta de
intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Referência: Guia do participante (disponibilizado pelo MEC todos os anos)
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