Proposta de redação sobre a terceirização do trabalho

A partir dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação e dos textos de apoio, elaborar uma redação no padrão dissertativo argumentativo em prosa, sobre o tema “Efeitos da terceirização”.


TEXTO 1

Disponível em <http://noticias.uol.com.br/album/2015/01/05/charges-2015.htm#fotoNav=88>. Acesso em 15/04/2015

TEXTO 2

A palavra é feia, mas ainda não inventaram outra melhor para expressar o que ela significa: sistema de aluguel de mão de obra para reduzir os custos das empresas, aumentando a carga de trabalho e diminuindo os salários dos empregados.

(...) Eu iria um pouco mais longe. Se terminar de ser votada nesta terça-feira, a Lei 4330, que regulamenta a mão de obra terceirizada, significará o enterro da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a grande conquista da Era Vargas, ao garantir os primeiros direitos sociais aos assalariados brasileiros.

Disponível em <http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/2015/04/14/o-que-e-terceirizacao-trabalhar-mais-e-ganhar-menos/>. Acesso em 15/05/2015

TEXTO 3
O projeto de Lei 4330/2004, que regulariza o trabalho terceirizado País, vai à votação nesta quarta-feira (8) na Câmara dos Deputados.
A proposta permite que empresas contratem trabalhadores terceirizados para exercer qualquer função, em todos os setores de empresas públicas e privadas. Atualmente, esse tipo de contratação é permitida apenas para funções chamadas 'atividades-meio' (secundárias) e não para 'atividades-fim'.

Isto é, uma escola pode terceirizar serviços de limpeza e segurança, mas não os professores. No projeto, seguindo o exemplo já citado, os professores, como qualquer outro profissional da instituição, poderiam ser terceirizados.
(...) Algumas centrais sindicais, associações e partidos como PT e PCdoB se mostraram contrários ao projeto. Segundo eles, a proposta vai aumentar a terceirização e ferir os direitos dos trabalhadores.
(...) O advogado especializado em Direito do Trabalho Bruno Gallucci explica que, de fato, o projeto dará maior segurança jurídica nos litígios e poderá aumentar o número de empregos, mas os salários devem reduzir para as categorias que antes não eram terceirizadas.

"Hoje no Brasil temos aproximadamente um milhão de empresas prestadoras de serviços, que geram aproximadamente 15 milhões de empregos formais. A aprovação do PL 4330, implementando a terceirização ampla e irrestrita, ameaça até mesmo a competitividade do Brasil, pois a implementação da proposta, criaria enorme quantidade de trabalhadores descartáveis, aumentaria a desigualdade social, impactando negativamente a economia atual."

(...) Segundo o  presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, a aprovação da lei vai "fomentar a geração de empregos, permitindo que a empresa recorra ao serviço terceirizado nos setores mais estratégicos de seu negócio, tornando-a mais competitiva e consequentemente gerando mais postos de trabalho."

Disponível em <http://www.brasilpost.com.br/2015/04/08/entenda-lei-da-terceirizacao_n_7025792.html>. Acesso em 15/04/2015

ATENÇÃO!


Para enviar sua redação, baixe a folha modelo (baixe aqui), preencha com o seu texto, e envie no formato .doc ou docx para o email redemacao@gmail.com

O prazo máximo de correção é de 30 dias contados a partir do recebimento de sua produção textual.


Comentários