Revolta à inércia
Doenças causadas por vírus sempre necessitam de muita atenção pela variedade de seres, capacidade de mutações e periculosidade. Nesta perspectiva, o vírus da dengue, no Brasil, além de representar os perigos já citado, ainda vem acompanhado de má gestão dos recursos hídricos e desinformação da população frente ao problema.
Primeiramente, a gestão de fluídos, que é um grande problema no Brasil, por si só já é um desafio, haja vista o transmissor da doença se reproduzir através da água parada. Associado a má gestão hídrica, as secas, muito comum no nordeste, juntamente com as recentes crises hídricas, também acentuam a proliferação do transmissor da doença, uma vez que a população precisa armazenar água em tanques e baldes.
Neste contexto, outro fator acentua o problema: A má educação da população, no que se refere à doença. Neste sentido, o desconhecimento da população a leva para a inércia frente ao vírus e corroborando para a disseminação da doença – quando não facilitam diretamente. Por exemplo, é possível lembrar da revolta da vacina, em 1904, quando uma parte da sociedade recusou-se a tomar uma vacina contra o vírus da Varíola.
Observa-se, portanto, que o combate à doença é um desafio ético e histórico para o Brasil que necessita ser intensificado. Para isso, o governo precisa investir em tecnologia e pesquisas, através de programas, como o Capes, para impulsionar o desenvolvimento de soluções para tal doença. Assim como a mídia deve ser a força que tire os cidadãos da inércia ao fazer o seu dever de informar a todos sobre seus direitos e deveres para solucionar este problema antes que ele torne proporções maiores.
"ainda vem acompanhado de má gestão dos recursos hídricos e desinformação da população frente ao problema." isso não são consequências do vírus da dengue, e sim causas! Adequando "Nesta perspectiva, o vírus da dengue, no Brasil, além de representar os perigos já citados, quando atrelado de má gestão dos recursos hídricos e desinformação da população frente ao problema, pode ser/fazer/provocar/culminar... "
Argumentação frágil!
Seria interessante exemplificar isso em forma de dados que comprovassem o que foi dito
"Neste contexto... Neste sentido" usa dois elementos coesivos idênticos num mesmo parágrafo, o que poderia ser substituído por um "ainda" "assim"...
"Corroborando" seria corrobora
"Capes" deve descrever a sigla visto que é a primeira vez que ela aparece no texto, depois disso você poderia utilizar somente a sigla
"Assim como a mídia deve ser a força que tire os cidadãos da inércia ao fazer o seu dever de informar a todos sobre seus direitos e deveres para solucionar este problema antes que ele torne proporções maiores." é preferível concentrar em apenas uma proposta e detalhar bem, deixar bem claro.
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
160 pontos - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
140 pontos - 70% da competência, com desempenho menor que 160 e maior que 120, não se encaixando em nenhuma das pontuações. Desempenho intermediário.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
160 pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
120 pontos - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
160 pontos - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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