![]() |
www.publicitariadigital.com.br |
Engajamento. Liderança. Compartilhamento. Doação. Aprendizado. Impactos positivos. Sem dúvidas, essas são algumas das expressões que representam o trabalho voluntário.
Há quem queira mudar o mundo. Há quem tente mudar o mundo. Entre o querer e o tentar há um grande abismo criado pelo comodismo gerado por coisas supérfluas.
Em diversos lugares do país existem super heróis, descaracterizados, mas com super poderes. Existem pessoas que se doam na tentativa de atingir seus ideais. Mudar pessoas? Mudar o mundo? Mudar a si mesmo? a resposta é sim em todos os casos. Mudar pessoas, para que elas possam mudar o mundo.
Maria Clara sempre acompanhou os passos do Projeto RED em AÇÃO e hoje é voluntária da causa, participando ainda de outros projetos como voluntária. Para ela, não precisamos de grandes ações para mudarmos o mundo ou alcançarmos nossos objetivos. "Na minha visão, não existe outro propósito em nossa vida a não ser ajudar o próximo. A gratificação pessoal é minha inspiração maior", conclue.
O trabalho voluntário pode ser definido como um instrumento transformador de viés duplo, a transformação simultânea do cidadão e do mundo. O meio para que não haja tantos fins. A ponte entre o querer e o agir.
"Ser voluntário é fazer um trabalho que, além de fazer bem a inúmeras pessoas, ajuda a você mesmo como ser humano em evolução. O voluntariado está na essência de cada bom ser, pois consiste em trabalhar sem receber nada tangível em troca", afirma Douglas Fabrício, voluntário alagoano do projeto RED em AÇÃO.
De forma semelhante a Douglas, Karla, estudante carioca há pouco voluntária do projeto, afirma que "é estar envolvido com aquilo que você acredita que ajudará pessoas ao seu redor, procurando sempre fazer da melhor forma, sem querer nada em troca, apenas pelo prazer de ajudar". Questionada sobre a importância de ser voluntária no Brasil, afirma: "Acredito que seja a capacidade que um voluntário tem de fazer a diferença em pequenas coisas, por exemplo: No RED, mesmo sendo algo on-line, tenho a oportunidade ajudar pessoas a melhorarem suas habilidades para que alcancem seus sonhos". A estudante completa sua fala expressando seu amor pelo voluntariado: "Amo fazer esse trabalho, tem me ensinado a estar atenta aos mínimos detalhes de cada redação, a saber criticar e elogiar ao mesmo tempo e também me ajuda a melhorar minhas habilidades. Me orgulho muito de dizer que sou uma das corretoras do RED em AÇÃO".
Há quem defina o trabalho voluntário de outra forma. É o caso de Stephanie Brancher, jovem voluntária de São Paulo que, quando questionada sobre o que é ser voluntário, diz: "Além de ajudar aos outros, obter realização pessoal por estar fazendo mais do que meu dever". Stephanie revela alguns frutos já colhidos em seu trabalho de menos de um mês no RED em AÇÃO: "Só lendo os e-mails das pessoas elogiando o projeto, já sinto que tenho uma parcela de créditos por fazer a minha parte com toda a dedicação que o RED merece". Revela ainda que, em tempos de falta de esperanças para o futuro do Brasil, é bom mostrar que as pessoas de bem ainda são maioria, e que basta apenas exteriorizar a benevolência em oposição a quantidade de ações ruins que são vistas por aí.
Corroborando com os pontos destacados pela estudante, Douglas ressalta que "em um país onde, por exemplo, a educação beira o caos, projetos e grupos voluntários como o RED em AÇÃO têm um nível de importância elevadíssimo. Levamos água aos sedentos". Água esta que é escassa em várias partes do nosso país. Mas, enquanto houver trabalho voluntário, haverá esperança.
O que inspira estes jovens?
Stephanie responde que "a inspiração vinda dos diversos feedbacks que recebemos por e-mail contando como ajudamos cada pessoa a progredir e avançar em direção a um futuro melhor". Resposta não muito diferente da de Karla, que afirma: "A minha maior inspiração é ver que posso contribuir para realização de sonhos e também para uma educação melhor no Brasil, não tem nada mais satisfatório".
A poucos dias de um ano de trabalho voluntário no RED em AÇÃO, vejo diariamente meus ideais sendo realizados. Frutos brotando, pessoas sendo mudadas. A cada fruto colhido, uma nova semente é lançada. Hoje já não sou o único responsável por todo o sucesso do projeto, tenho contribuições de jovens de vários estados, isso me deixa extremamente feliz, me mostra que meus objetivos como ser humano estão sendo concretizados, e que meu legado se constrói a cada dia. Avançar!
Me orgulho desses jovens, me representam!
Me orgulho de todos aqueles que acreditam num futuro melhor e de fato constroem esse futuro. Parabenizo a todos aqueles que contribuem de forma direta ou indireta com o projeto. Parabenizo a toda a equipe RED em AÇÃO.
Continuarei acreditando que pessoas mudam pessoas e pessoas mudadas mudam o mundo.
Erivaldo Lima
Fundador/Coordenador Geral do Projeto RED em AÇÃO
Comentários
Postar um comentário