Tema de redação do Enem 2015 era esperado



Era de se esperar diante do atual cenário envolvendo as mulheres, que a violência sofrida por boa parte dessas vítimas ganharia visibilidade nacional. Uma das faces da violência sugerido como possível tema e trabalhado aqui no blog se fez presente na prova de redação, facilitando a vida de todos aqueles estudantes que no mínimo se mantiveram informado sobre os fatos recentes e que demonstram criticidade sobre eles.

Proposta de redação 1  <http://redemacao.blogspot.com.br/2015/03/proposta-de-redacao-1_13.html>




Proposta de redação 9 sobre o tema "As várias faces da violência" <http://redemacao.blogspot.com.br/2015/08/proposta-de-redacao-9.html>




O tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, veio acompanhado de uma coletânea de textos repleta de dados sobre a problemática em questão.

O candidato poderia iniciar seu texto fazendo um recorte da origem do feminismo até os dias atuais, citar pessoas influentes na causa, comparar o brasil com outros países, usar dados diversos, usar várias músicas, filmes ou documentários, enfim, era grande a gama de possibilidades. 

Uma das linhas de raciocínio a ser seguida, seria enumerar as causas que fazem com que os elevados índices apresentados na coletânea de textos persistissem, em seguida, argumentar parágrafo a parágrafo sobre cada uma dessas causas, como apresentado no post (Dicas para não fugir do tema)

Por exemplo:
Fator 1 – Medo das vítimas de efetuarem denúncias;
Fator 2 – Questões socioeconômicas (dependência financeira);
Fator 3 – Desconhecimento da ação de políticas protecionistas;
Fator 4 – Cultura machista enraizada na sociedade...

O fator 1 e 2 se interligam, podendo ser causa e consequência, assim, poderiam ser desenvolvidos num único parágrafo. O fator 4, abriria discussões sobre a ineficiência dos meios de comunicação por exemplo, e da própria escola, como omissas no processo de difusão de conhecimentos...

Como proposta de intervenção, caberia usar a tecnologia por exemplo, para facilitar as denúncias, poderíamos pensar na criação de aplicativos que proporcionassem as vítimas denunciar de forma anônima, uma vez que aplicativos fazem parte do nosso dia a dia, e vivem na palma da nossa mão. Uma outra solução que poderia ser abordada, seria o exercício de alteridade da sociedade que por conseguinte ocasionaria em mais denúncias. O trabalho de ONGs em projetos de empoderamento feminino. A ampliação de projetos já existentes como por exemplo, o programa “Mulheres Mil” do Governo Federal.

Aos que candidatos que acompanharam o blog e enviaram assiduamente suas redações, a certeza de que o desempenho foi satisfatório.

O email do RED está a total disposição para receber suas aprovações. Aguardaremos :) ;)



Você trava quando se depara com o tema e a folha de redação em branco?
Não sabe por onde começar?
Está cansado (a) de nota baixa?

Se você respondeu SIM para pelo menos uma dessas perguntas CLIQUE AQUI

 

Comentários