Erivaldo Lima
2006 (UAB/UFAL) - No vestibular
da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do ano de 2006, a banca examinadora
disponibilizou dois textos referentes a criação de novas tecnologias, o
primeiro deles, adaptado da revista "ISTO É", tratava da criação do
forno micro-ondas, o segundo, de Monteiro Lobato, sobre a criação de um
telescópio, mas, diferente do primeiro, a partir de tecnologias simples, como canudos
de taquara e lentes de binóculos.
A proposta de redação solicitava que o candidato dissertasse sobre a
seguinte afirmação "Afinal, a criação tecnológica é um papel dos 'gênios'
ou um atributo de qualquer cidadão?"
Uma proposta
extremamente clara e objetiva.
A produção do texto basicamente deveria se basear na reflexão da pergunta; SIM ou NÃO e justificar (claro que apoiado em fatos e argumentos convincentes).
A produção do texto basicamente deveria se basear na reflexão da pergunta; SIM ou NÃO e justificar (claro que apoiado em fatos e argumentos convincentes).
2007 (UAB/UFAL) - Em 2007 no
vestibular da UAB, a partir de duas charges retratando a violência, a banca
examinadora solicitava que o vestibulando dissertasse sobre o tema "A
VIOLÊNCIA NAS GRANDES CIDADES". Um tema muito bem delimitado e específico.
Nesses casos algumas reflexões são
essenciais, como por exemplo:
O que é a violência?
Quais são os fatores que corroboram
com a violência?
Como a violência se apresenta nas
grandes cidades?
Como se apresentam os índices da violência? A quê/quem você atribui isso? Por que?
Como se apresentam os índices da violência? A quê/quem você atribui isso? Por que?
Se comparado com grandes cidades de
outro País, estamos acima da média ou abaixo da média? Porque você acha que
estamos nessa situação?
Quais os principais tipos de
violência encontradas nessas grandes cidades?
A violência se apresenta da mesma
forma nas grandes cidades como nas pequenas? Por que?
Como reduzir esse
problema?
2008 (UAB/UFAL) - O vestibular UAB
teve como tema "Hoje, um dos maiores desafios do homem é encontrar o
equilíbrio entre desenvolvimento e qualidade da vida no planeta!". Em outras palavras,
desenvolvimento sustentável.
Caberia ao candidato argumentar em cima do desafio da sustentabilidade.
Caberia ao candidato argumentar em cima do desafio da sustentabilidade.
2009 (UAB/UFAL) - Uma proposta
de redação baseada em três perguntas; Concorda? Discorda? Por que?
2010 (UAB/UFAL) – A proposta da UAB
dispensa comentários
2010 (UNCISAL/VUNESP) – Em
2010, o vestibular UNCISAL teve como banca examinadora a VUNESP (Fundação para
o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) e como tema de redação cobrou
"A Ciência e o senso-comum – como divulgar adequadamente as descobertas
científicas?".
2011 (UNCISAL/VUNESP) - Pelo
terceiro ano consecutivo a VUNESP é a banca do vestibular UNCISAL, naquele ano,
cobrou como tema de redação "O consumismo no mundo moderno".
Algumas reflexões:
Algumas reflexões:
Como o atual cenário se apresenta?
Existem aspectos positivos no consumismo? Quais?
· Quais são os aspectos negativos do consumismo? Por
que?
· O que dizem os teóricos sobre o consumismo?
· Qual o perfil dos consumistas?
· O consumismo contribui com as desigualdades sociais?
Por que?
· Como se dava essas relações de consumo na antiguidade?
E por que mudaram?
· Qual o principal fator contribuinte?
· Quais os principais impactos?
2012 (UFAL/UAB) - Em mais uma edição do vestibular da UAB, a
banca cobrou o tema "ESTÉTICA E SAÚDE: Os riscos que a vaidade
proporciona". Não deixando dúvidas sobre como abordar o tema.
DICA: Sempre prestar atenção no comando do tema, nesse caso, "OS
RISCOS". Enumere os riscos nos rascunhos e em cima deles construa seu
texto.
2012 (UNCISAL/COPEVE) - A partir das ideias
oriundas dos elementos dos textos de apoio, a banca solicita que a partir da
afirmação "COM EFEITO, A LÓGICA CONSUMISTA FAZ DA DISPOSIÇÃO DE CONSUMIR COISAS UMA
NECESSIDADE VITAL IRREVOGÁVEL” o candidato tome como argumento principal e
assim desenvolva seu texto.
Desde o começo da leitura dos textos de apoio fica claro que a proposta temática é o consumismo. Esse é um tema no qual o estudante pode facilmente tangenciar ou apresentar fuga total ao tema. Para evitar a fuga, vale a pena uma leitura bem criteriosa e reflexões amplas sobre o tema central, o consumismo.
Desde o começo da leitura dos textos de apoio fica claro que a proposta temática é o consumismo. Esse é um tema no qual o estudante pode facilmente tangenciar ou apresentar fuga total ao tema. Para evitar a fuga, vale a pena uma leitura bem criteriosa e reflexões amplas sobre o tema central, o consumismo.
2013 (UAB/UFAL) - A banca
apresenta um fragmento de uma reportagem da revista Veja, intitulado
"Bebês à venda" e solicita que o aluno adote como tema o trecho
sublinhado no fragmento "Mas esse sistema não transforma uma criança em um
produto - e assim retira o valor intrínseco da vida humana?"
O atendimento da proposta se baseia em responder SIM, NÃO e justificar seu ponto de vista a partir do seu repertório sociocultural e as diversas estratégias argumentativas.
O atendimento da proposta se baseia em responder SIM, NÃO e justificar seu ponto de vista a partir do seu repertório sociocultural e as diversas estratégias argumentativas.
2013 (UNCISAL) - A proposta daquele
ano se baseava em três palavras chaves:
- Capitalismo;
- Consumismo;
- Desenvolvimento sustentável.
2014 (UFAL/UAB) - De forma clara,
solicita que o candidato disserte sobre o tema "Tecnologias e soluções
para a mobilidade urbana".
2014 (UNCISAL) - Como
proposta de redação, trouxe o tema "Democracia: voto obrigatório ou voto
facultativo?", além disso, deixou claro que o candidato deveria considerar
os limites estruturais do texto dissertativo argumentativo e a escrita formal
da Língua Portuguesa, buscando selecionar, relacionar, organizar e interpretar
as informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, de
forma coerente e coesa, evidenciando, a incorporação dos moldes de avaliação
Enem, uma vez que, no exame, é avaliado todos esses critérios, mais a proposta
de intervenção. A proposta de intervenção ainda não é cobrada pela banca.
2014.2 (UFAL/UAB) - "Violência um
outro olhar".
2015 (UNCISAL) - “A
definição de abraço, conforme afirma o texto, nos leva a conceber a tecnologia
como algo inovador, criativo, empreendedor e sobretudo de profunda inserção
social, capaz de resolver ou minimizar os grandes problemas da humanidade”.
Principais reflexões:
- O que há de comum entre o abraço e a tecnologia?
- O abraço traz diversos benefícios para a saúde, e a tecnologia?
- O que é tecnologia?
- Como a tecnologia pode impactar positivamente a vida das pessoas?
2016 (UNCISAL) - "A felicidade como obrigação e mercado"
Alguns pontos que merecem destaque na discussão:
- Depressão (o que é? como se manifesta? o que causa?)
- O mesmo mercado capaz de produzir a felicidade através de bens materiais, é o mercado que lucra com a venda de medicamentos antidepressivos
- O que é ser feliz?
- Existem padrões de felicidade?
- Quem pode dizer o que é ou não é a felicidade?
- A quais fatores podemos atribuir esse crescente índice de depressivos?
- Quais as principais consequências dessa realidade preocupante?
- O que dizem as autoridades?
- O que dizem os grandes teóricos?
- Quais os possíveis caminhos para minimizar a problemática?
- O abraço traz diversos benefícios para a saúde, e a tecnologia?
- O que é tecnologia?
- Como a tecnologia pode impactar positivamente a vida das pessoas?
2016 (UNCISAL) - "A felicidade como obrigação e mercado"
Alguns pontos que merecem destaque na discussão:
- Depressão (o que é? como se manifesta? o que causa?)
- O mesmo mercado capaz de produzir a felicidade através de bens materiais, é o mercado que lucra com a venda de medicamentos antidepressivos
- O que é ser feliz?
- Existem padrões de felicidade?
- Quem pode dizer o que é ou não é a felicidade?
- A quais fatores podemos atribuir esse crescente índice de depressivos?
- Quais as principais consequências dessa realidade preocupante?
- O que dizem as autoridades?
- O que dizem os grandes teóricos?
- Quais os possíveis caminhos para minimizar a problemática?
Apostas para o vestibular 2017?
A listagem de possíveis temas para o ENEM serve para todos os vestibulares, inclusive para o da UNCISAL, o que pode vir diferente é apenas a forma de abordagem proposta pela COPEVE.
Se liga ;)
Possíveis temas 2016 (ENEM)A listagem de possíveis temas para o ENEM serve para todos os vestibulares, inclusive para o da UNCISAL, o que pode vir diferente é apenas a forma de abordagem proposta pela COPEVE.
Se liga ;)
Recomendamos ainda dar aquela olhadinha nas apostas dos anos anteriores:
Possíveis temas 2015 (ENEM)
Possíveis temas 2014 (ENEM)
Possíveis temas 2014 (ENEM)
Você trava quando se depara com o tema e a folha de redação em branco?
Não sabe por onde começar?
Está cansado (a) de nota baixa?
Se você respondeu SIM para pelo menos uma dessas perguntas CLIQUE AQUI
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