Aluno:
JA*****************
Tema
da Redação: Um País contra um
mosquito
Educar
para conscientizar (TÍTULO
SUGESTIVO)
1
O acesso ao poder de compra é utilizado como propaganda política
por nossos
(NÃO
SE INCLUIR. IMPARCIALIDADE! )governantes.
Enquanto isto
(ISSO)
a educação e saúde, que por conseqüência
trazem a segurança, são fatores ignorados na política. Ao
relacionar saúde e segurança, podemos
encontrar uma solução para erradicação do mosquito Aedes Aegypti
que tanto atormenta a população em ciclos catastróficos.
INTRODUÇÃO
MUITO BEM ELABORADA COM IDEIAS ATRAENTES E TESE BEM DELIMITADA
Por conseqüência
da localização do nosso
país, temos
a grande tendência a favorecer a propagação do mosquito
transmissor. Em
países temperados a
propagação do mosquito é dificultada devido as baixas
temperaturas. Já
em países tropicais (EXCELENTE
CONEXÃO), ocorre tanto a
reprodução quanto a eclosão dos ovos de forma mais rápida,
apontam estudos realizados no Instituto de Estudos da Amazônia (Inpa
INPA).
Outros fatores que a cada ciclo traz uma dificuldade maior no combate
ao mosquito é a evolução que favorece não só os mosquitos que se
reproduzem mais rápido, como aqueles que necessitam de menos água
para depositarem seus ovos. DIANTE
DISSO... IDEIAS
BEM CONECTADAS, MAS FALTOU UM DIRECIONAMENTO MAIOR AO SEU PONTO DE
VISTA, FALTOU UM FECHAMENTO DO PARÁGRAFO
Entretanto
(ELEMENTO
COESIVO USADO DE FORMA INDEVIDA. NÃO SE DEVE USAR O ENTRETANTO NO
COMEÇO DE PARÁGRAFOS. USAR ELEMENTOS COESIVOS DE CONTINUIDADE, QUE
RETOMEM A IDEIA DISCUTIDA ANTERIORMENTE),
não podemos
utilizar fatores climáticos
como desculpa para permitir o contágio de doenças UMA
VEZ QUE… (DESENVOLVER
A FRASE JUSTIFICANDO A AFIRMAÇÃO).
É valido lembrar, que o hemisfério norte já foi palco de horríveis
surtos de doenças como a peste negra e tuberculose. Tais doenças
foram erradicadas com o acesso a condições de saneamento básico,
compreensão da população acerca dos sintomas, causas e formas de
prevenção da doença, além do acesso a
educação dos jovens que mais tarde se tornaram os futuros cidadãos
conscientes (CITAR
AS FONTES PARA PARA
DAR
MAIS
CREDIBILIDADE ÀS
INFORMAÇÕES).
20
Logo,
o que aparentemente deveria ser uma simples solução de não deixar
água parada, colocar areia em vasos de plantas, limpeza de calhas,
etc.
(ESPECIFICAR,
ETC É VAGO E PODE SER QUALQUER COISA)
Se
tornou um problema em grande escala devido a população que ainda
duvida das formas de transmissão da dengue, chikungunya e o temido
zika vírus. É preciso que juntamente com as campanhas a cerca do
assunto e visitas de agentes de saúde em residências;
Ocorra também, o
investimento em pesquisas para desenvolvimento de vacinas (POR
PARTE DE QUEM?), conhecimento
acerca da situação atual do mosquito (conforme mencionado pelos
pesquisadores do Inpa) e formas de tornar o mosquito não mais um
vetor de doenças e sim, um mero parasita. Com todos estes esforços
é devemos
(FALTA
CONCORDÂNCIA) ressaltar a
urgência no investimento da educação (POR
PARTE DE QUEM?) de qualidade
nas escolas porque educação não se restringe a obter currículos
acadêmicos e sim na transformação do indivíduo como um todo.
PROPOSTA
DE INTERVENÇÃO ACIMA
DA MÉDIA, MAS QUE PECA NA ESTRUTURA APRESENTANDO UM PERÍODO MUITO
EXTENSO E PECA TAMBÉM QUANDO NÃO DETALHA A POSSÍVEL SOLUÇÃO.
ESSES ELEMENTOS SERIAM O SUFICIENTE PARA BAIXAR MUITO SUA NOTA NESSA
COMPETÊNCIA
NOTA
OBTIDA(0 a 1000): 700
COMENTÁRIOS
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
120
pontos - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios
gramaticais e de convenções da escrita.
Competência
2
– Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
160
pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
proposição, argumentação e conclusão.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
160
pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um
ponto de vista.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
120
pontos - Articula as partes do texto, de forma mediana, com
inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de
recursos coesivos.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
140
pontos – Atingiu 70% da competência. Demonstra
desempenho intermediário entre as pontuações 120 e 160 pontos.120
pontos - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
CORRETOR:
#RED_01_EL
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