Redação comentada sobre a dengue



Aluno: JA*****************
Tema da Redação: Um País contra um mosquito


Educar para conscientizar (TÍTULO SUGESTIVO)


1 O acesso ao poder de compra é utilizado como propaganda política por nossos (NÃO SE INCLUIR. IMPARCIALIDADE! )governantes. Enquanto isto (ISSO) a educação e saúde, que por conseqüência trazem a segurança, são fatores ignorados na política. Ao relacionar saúde e segurança, podemos encontrar uma solução para erradicação do mosquito Aedes Aegypti que tanto atormenta a população em ciclos catastróficos. INTRODUÇÃO MUITO BEM ELABORADA COM IDEIAS ATRAENTES E TESE BEM DELIMITADA

Por conseqüência da localização do nosso país, temos a grande tendência a favorecer a propagação do mosquito transmissor. Em países temperados a propagação do mosquito é dificultada devido as baixas temperaturas. Já em países tropicais (EXCELENTE CONEXÃO), ocorre tanto a reprodução quanto a eclosão dos ovos de forma mais rápida, apontam estudos realizados no Instituto de Estudos da Amazônia (Inpa INPA). Outros fatores que a cada ciclo traz uma dificuldade maior no combate ao mosquito é a evolução que favorece não só os mosquitos que se reproduzem mais rápido, como aqueles que necessitam de menos água para depositarem seus ovos. DIANTE DISSO... IDEIAS BEM CONECTADAS, MAS FALTOU UM DIRECIONAMENTO MAIOR AO SEU PONTO DE VISTA, FALTOU UM FECHAMENTO DO PARÁGRAFO

Entretanto (ELEMENTO COESIVO USADO DE FORMA INDEVIDA. NÃO SE DEVE USAR O ENTRETANTO NO COMEÇO DE PARÁGRAFOS. USAR ELEMENTOS COESIVOS DE CONTINUIDADE, QUE RETOMEM A IDEIA DISCUTIDA ANTERIORMENTE), não podemos utilizar fatores climáticos como desculpa para permitir o contágio de doenças UMA VEZ QUE… (DESENVOLVER A FRASE JUSTIFICANDO A AFIRMAÇÃO). É valido lembrar, que o hemisfério norte já foi palco de horríveis surtos de doenças como a peste negra e tuberculose. Tais doenças foram erradicadas com o acesso a condições de saneamento básico, compreensão da população acerca dos sintomas, causas e formas de prevenção da doença, além do acesso a educação dos jovens que mais tarde se tornaram os futuros cidadãos conscientes (CITAR AS FONTES PARA PARA DAR MAIS CREDIBILIDADE ÀS INFORMAÇÕES).

20 Logo, o que aparentemente deveria ser uma simples solução de não deixar água parada, colocar areia em vasos de plantas, limpeza de calhas, etc. (ESPECIFICAR, ETC É VAGO E PODE SER QUALQUER COISA) Se tornou um problema em grande escala devido a população que ainda duvida das formas de transmissão da dengue, chikungunya e o temido zika vírus. É preciso que juntamente com as campanhas a cerca do assunto e visitas de agentes de saúde em residências; Ocorra também, o investimento em pesquisas para desenvolvimento de vacinas (POR PARTE DE QUEM?), conhecimento acerca da situação atual do mosquito (conforme mencionado pelos pesquisadores do Inpa) e formas de tornar o mosquito não mais um vetor de doenças e sim, um mero parasita. Com todos estes esforços é devemos (FALTA CONCORDÂNCIA) ressaltar a urgência no investimento da educação (POR PARTE DE QUEM?) de qualidade nas escolas porque educação não se restringe a obter currículos acadêmicos e sim na transformação do indivíduo como um todo. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ACIMA DA MÉDIA, MAS QUE PECA NA ESTRUTURA APRESENTANDO UM PERÍODO MUITO EXTENSO E PECA TAMBÉM QUANDO NÃO DETALHA A POSSÍVEL SOLUÇÃO. ESSES ELEMENTOS SERIAM O SUFICIENTE PARA BAIXAR MUITO SUA NOTA NESSA COMPETÊNCIA


NOTA OBTIDA(0 a 1000): 700


COMENTÁRIOS

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

120 pontos - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.

160 pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

160 pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

120 pontos - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

140 pontos – Atingiu 70% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 120 e 160 pontos.120 pontos - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.


CORRETOR: #RED_01_EL




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