Redação comentada sobre machismo

ALUNO: ALS*************
TEMA DA REDAÇÃO: O QUE É SER BELA, RECATADA E DO LAR?



O tradicionalismo condicionado pela literatura romântica.

Na pré-história a mulher era vista como um símbolo de virilidade, sendo a mais robusta como a escultura Vénus de Willendorf. No entanto, as revoluções posteriores possibilitaram novos padrões, passando a idealização romântica, aquela descrita no Romantismo de 1836. Isso ainda é notório no século XXI, a busca pela mulher bela, recatada e do lar, apesar disse estereótipo ter sido fragmentado pelo feminismo. INTRODUÇÃO A PARTIR DE UM RECORTE HISTÓRICO ESTABELECENDO CONEXÃO COM A ATUALIDADE E DEIXANDO A TESE BEM DEFINIDA
Aquele foi percurso de várias conquistas sociais, dentre elas, o direito ao voto, participação política e trabalhista, quebrando assim, o padrão tradicional da família brasileira, o feminismo vida a autonomia da mulher, indo contra a desigualdade imposta desde a pré-história, rompendo o estereótipo de fragilidade feminina. (…) PODERIA DAR UM FECHAMENTO A PARTIR DE UMA ANÁLISE MAIS APROFUNDADA
Apesar disso, o ideário feminino é questionado, já que o posicionamento de religiões interfere no convívio igualitário, como é o caso da muçulmana, nessa, a mulher usa burca e fica restrita a seu marido, não podem exercer nenhuma atividade que não seja a familiar. (…) PODERIA DAR UM FECHAMENTO A PARTIR DE UMA ANÁLISE MAIS APROFUNDADA
Esse modelo idealizado é uma cultura condicionada pelo machismo, este alimenta a ideia patriarcal, levando ao contrassenso o direito e as reinvindicações que o sexo oposto tanto lutou. Em razão disso, a desigualdade entre os gêneros se torna cada vez mais presente, embora o valor da mulher não se deva atrelar apenas a sua beleza, e sim, a sua conduta democrática como cidadã.
Por conseguinte, deve-se buscar alternativas que visem a ruptura do estereótipo, essa poderá ser nutrida em projetos sócias, nesses os universitários da área de humanas (CIÊNCIAS HUMANAS) PODERIA AINDA SER MAIS ESPECÍFICO E CITAR OS CURSOS ficarão encarregados de ministrar palestras em escolas municipais e estaduais, promovendo assim, a conscientização do papel da mulher como cidadã. Além disso, faz-se necessário que o Governo adote politicas públicas (COMO POR EXEMPLO...) que garantam ainda mais autonomia feminina, em razão da opressão sofrida ao longo da história.



COMENTÁRIOS


Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

160 pontos - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.

160 pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

180 pontos – Atingiu 90% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 160 e 200 pontos.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

160 pontos - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

140 pontos – Atingiu 70% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 120 e 160 pontos.


CORRETOR: #RED_01_EL



Você trava quando se depara com o tema e a folha de redação em branco?
Não sabe por onde começar?
Está cansado (a) de nota baixa?

Se você respondeu SIM para pelo menos uma dessas perguntas CLIQUE AQUI

Comentários