ALUNO:
ALS*************
TEMA
DA REDAÇÃO: O QUE É SER BELA,
RECATADA E DO LAR?
O tradicionalismo condicionado pela
literatura romântica.
Na pré-história a
mulher era vista como um símbolo de virilidade, sendo a mais robusta
como a escultura Vénus de Willendorf. No entanto, as revoluções
posteriores possibilitaram novos padrões, passando a idealização
romântica, aquela descrita no Romantismo de 1836. Isso ainda é
notório no século XXI, a busca pela mulher bela, recatada e do lar,
apesar disse estereótipo ter sido fragmentado pelo feminismo.
INTRODUÇÃO
A PARTIR DE UM RECORTE HISTÓRICO ESTABELECENDO CONEXÃO COM A
ATUALIDADE E DEIXANDO A TESE BEM DEFINIDA
Aquele foi percurso de várias conquistas
sociais, dentre elas, o direito ao voto, participação política e
trabalhista, quebrando assim, o padrão tradicional da família
brasileira, o feminismo vida
a autonomia da mulher, indo contra a desigualdade imposta desde a
pré-história, rompendo o estereótipo de fragilidade feminina. (…)
PODERIA DAR UM FECHAMENTO A PARTIR DE UMA ANÁLISE MAIS APROFUNDADA
Apesar disso, o ideário feminino é
questionado, já que o posicionamento de religiões interfere no
convívio igualitário, como é o caso da muçulmana, nessa, a mulher
usa burca e fica restrita a seu marido, não podem exercer nenhuma
atividade que não seja a familiar. (…)
PODERIA DAR UM FECHAMENTO A PARTIR DE UMA ANÁLISE MAIS APROFUNDADA
Esse modelo idealizado é uma cultura
condicionada pelo machismo, este alimenta a ideia patriarcal, levando
ao contrassenso o direito e as reinvindicações
que o sexo oposto tanto lutou. Em razão disso, a desigualdade entre
os gêneros se torna cada vez mais presente, embora o valor da mulher
não se deva atrelar apenas a sua beleza, e sim, a sua conduta
democrática como cidadã.
Por conseguinte, deve-se buscar
alternativas que visem a ruptura do estereótipo, essa poderá ser
nutrida em projetos sócias,
nesses os universitários da área de humanas
(CIÊNCIAS
HUMANAS) PODERIA AINDA SER MAIS ESPECÍFICO E CITAR OS CURSOS
ficarão encarregados de ministrar palestras em escolas municipais e
estaduais, promovendo assim, a conscientização do papel da mulher
como cidadã. Além disso, faz-se necessário que o Governo adote
politicas públicas (COMO
POR EXEMPLO...) que garantam
ainda mais autonomia feminina, em razão da opressão sofrida ao
longo da história.
COMENTÁRIOS
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
160 pontos - Demonstra bom domínio da
modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de
registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da
escrita.
Competência
2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
160
pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
proposição, argumentação e conclusão.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
180
pontos – Atingiu 90% da competência. Demonstra desempenho
intermediário entre as pontuações 160 e 200 pontos.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
160
pontos - Articula as partes do texto com poucas inadequações e
apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
140
pontos – Atingiu 70% da competência. Demonstra desempenho
intermediário entre as pontuações 120 e 160 pontos.
CORRETOR:
#RED_01_EL
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