Redação comentada sobre a loucura








ALUNO: HDSA*******
TEMA DA REDAÇÃO:

 
O CONCEITO DE LOUCURA EM TEMPOS DE PADRÃO DE NOMALIDADE”



Estamos (NÃO UTILIZAR PRIMEIRA PESSOA) inseridos num mundo em que coisas (A PALAVRA COISA APRESENTA SENTIDO VAGO E DEVE SER EVITADA NUMA REDAÇÃO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO) e até mesmo pessoas são rotuladas de acordo com um padrão pré-definido (PADRÃO TRAZ A IDEIA DE PRÉ-DEFINIDO, ENTÃO, FICA REDUNDANTE) de normalidade. Tudo deve estar em uniformidade; tamanho, peso, textura, valor, classe e grupo. O que fugir disto, logo é descartado.
Não é de hoje (TRAZ A IDEIA DE CLICHÊ. SUBSTITUIR) que a sociedade impõe seus padrões. Podemos (NÃO UTILIZAR PRIMEIRA PESSOA) ver na história grandes personagens que foram rotulados como loucos, pelo simples fato de ter um pensamento divergente da massa. Destaquemos a exemplo, Galileu Galilei quanto tentou mostrar a tese de que não era a terra o centro do universo (geocentrismo), mas o sol, e que todos os demais corpos celestes orbitavam em torno do mesmo. ÓTIMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA
Por vezes não fazemos algo, como: usar uma roupa, frequentar certos lugares ou conviver com determinadas pessoas por medo de sermos julgados. Entretanto, julgamos quando alguém executa o que em nós ficou apenas reprimido. PARÁGRAFO VAGO E PODE SER DEFINITIVAMENTE EXCLUÍDO DO TEXTO SEM FAZER DIFERENÇA NO SENTIDO
As escolas, lugar de uma diversidade cultural tamanha (MAL COLOCADO) e também onde ajuda a formar cidadãos críticos, tem papel fundamental na conscientização de que cada indivíduo (CADÊ A COESÃO NESSE TRECHO? IDEIA DESCONECTADA) carrega em si a sua (EM SI=NA PRÓPRIA PESSOA. DISPENSA O “EM SI A SUA”. REDUNDANTE) própria identidade. Essa conscientização poderia (SEJA AFIRMATIVO. LEMBRE-SE QUE O OBJETIVO É O CONVENCIMENTO DO LEITOR. A PALAVRA ABRE MARGEM PARA INSEGURANÇA) se dar por meio de palestras, inclusão através do esporte e amostras artísticas (COMO QUE AS PALESTRAS IRIAM CONSCIENTIZAR? POR QUE? INCLUSÃO/ESPORTE E MOSTRAS ARTÍSTICAS PROMOVIDAS POR QUEM? COM QUE FINALIDADE? RESOLVERIA O PROBLEMA EM QUESTÃO?. Além da elaboração de projetos (QUE PROJETOS? QUEM? COMO? POR QUE? e estendê-lo a comunidade em torno da unidade de ensino.
Sendo assim, ao passo que conclamamos que tudo nos é lícito, afirmando a liberdade que cada pessoa possui; limitamos tal liberdade através de críticas e julgamentos infames. Devemos nos libertar de qualquer tipo de preconceito, respeitando o espaço de cada um e retendo o melhor que cada pessoa tem a oferecer






MÍNIMO 20 E MÁXIMO 30 LINHAS


COMENTÁRIOS

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

100 pontos – Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 80 e 120 pontos

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.

140 pontos – Atingiu 70% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 120 e 160 pontos.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

140 pontos – Atingiu 70% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 120 e 160 pontos.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

100 pontos – Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 80 e 120 pontos.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

80 pontos - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

CORRETOR: #RED_01_EL



Você trava quando se depara com o tema e a folha de redação em branco?
Não sabe por onde começar?
Está cansado (a) de nota baixa?


Se você respondeu SIM para pelo menos uma dessas perguntas CLIQUE AQUI

Comentários