TEMA
DA REDAÇÃO:
“O CONCEITO DE LOUCURA EM TEMPOS DE
PADRÃO DE NOMALIDADE”
Não
é de hoje (TRAZ A IDEIA DE CLICHÊ. SUBSTITUIR) que
a sociedade impõe seus padrões. Podemos
(NÃO UTILIZAR PRIMEIRA PESSOA)
ver na história grandes personagens que foram rotulados como loucos,
pelo simples fato de ter um pensamento divergente da massa.
Destaquemos
a exemplo, Galileu Galilei
quanto
tentou mostrar
a tese de que não era a terra o centro do universo (geocentrismo),
mas o sol, e que todos os demais corpos celestes orbitavam em torno
do mesmo. ÓTIMA
ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA
Por vezes não fazemos
algo, como: usar uma
roupa, frequentar certos lugares ou conviver com determinadas pessoas
por medo de sermos
julgados. Entretanto,
julgamos
quando alguém executa o que em nós
ficou apenas reprimido. PARÁGRAFO
VAGO E PODE SER DEFINITIVAMENTE EXCLUÍDO DO TEXTO SEM FAZER
DIFERENÇA NO SENTIDO
As escolas, lugar
de uma diversidade cultural tamanha (MAL
COLOCADO) e também onde
ajuda a formar cidadãos críticos, tem
papel fundamental na conscientização de que cada indivíduo (CADÊ
A COESÃO NESSE TRECHO? IDEIA DESCONECTADA)
carrega em si
a sua (EM
SI=NA PRÓPRIA PESSOA. DISPENSA O “EM SI A SUA”. REDUNDANTE)
própria identidade. Essa conscientização poderia
(SEJA
AFIRMATIVO. LEMBRE-SE QUE O OBJETIVO É O CONVENCIMENTO DO LEITOR. A
PALAVRA ABRE MARGEM PARA INSEGURANÇA)
se dar por
meio de palestras, inclusão através do esporte e amostras
artísticas (COMO
QUE AS PALESTRAS IRIAM CONSCIENTIZAR? POR QUE? INCLUSÃO/ESPORTE E
MOSTRAS ARTÍSTICAS PROMOVIDAS POR QUEM? COM QUE FINALIDADE?
RESOLVERIA O PROBLEMA EM QUESTÃO?.
Além da
elaboração de projetos (QUE
PROJETOS? QUEM? COMO? POR QUE?
e estendê-lo a comunidade em
torno da unidade de ensino.
Sendo assim, ao passo que conclamamos
que tudo nos
é lícito, afirmando a liberdade que cada pessoa possui; limitamos
tal liberdade através de críticas e julgamentos infames. Devemos
nos
libertar de qualquer tipo de preconceito, respeitando o espaço de
cada um e retendo o melhor que cada pessoa tem a oferecer
MÍNIMO
20 E MÁXIMO 30 LINHAS
COMENTÁRIOS
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
100 pontos – Atingiu 50% da
competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações
80 e 120 pontos
Competência
2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
140
pontos – Atingiu 70% da competência. Demonstra desempenho
intermediário entre as pontuações 120 e 160 pontos.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
140
pontos – Atingiu 70% da competência. Demonstra desempenho
intermediário entre as pontuações 120 e 160 pontos.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
100
pontos – Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho
intermediário entre as pontuações 80 e 120 pontos.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
80
pontos - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção
relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida
no texto.
CORRETOR:
#RED_01_EL
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