ALUNO:
ISS*********************************************
TEMA
DA REDAÇÃO: “Impactos
ambientais: para além da natureza”
A amnésia que encobre (TÍTULO
SUGESTIVO E ATRAENTE)
Segundo a
frase que sintetiza o pensamento de Nicolau Maquiavel em “O
Príncipe”, “Os fins justificam os meios”
(CITAÇÃO
MUITO BEM EMPREGADA E QUE DEMONSTRA A PRINCÍPIO UM REPERTÓRIO
VARIADO DO CANDIDATO), ou
seja,
toda atitude inicialmente
considerada para bem comum seria incorporada, ainda que esta possa
ter sido ilegalmente, porém,
o seu resultado excluiria esse processo. Mas,
considerar o posicionamento anexado ao pensador como verdade absoluta
e não juízo de valor pode trazer alguns problemas, quando o tema a
ser discutido é o que conduz o ser humano a desmatar sua natureza e
transgredir sua humanidade. EXCELENTE
DELIMITAÇÃO DA TESE, A PARTIR DA EXPLICAÇÃO DA CITAÇÃO, E DE UM
ENVOLVIMENTO CLARO COM A DISCUSSÃO PRÉVIA EM QUESTÃO, SE TROUXE A
TESE.
É
válido analisar, antes de tudo
(ELEMENTOS
COESIVOS BEM EMPREGADOS), o
vetor dos desastres ambientais e a atitude dos cidadãos brasileiros
quando confrontados (AQUI
TEMOS UM TÓPICO FRASAL MUITO BEM COLOCADO. A ANTECIPAÇÃO DA IDEIA
PRINCIPAL DO PARÁGRAFO). O
portal de notícias do Brasil e do Mundo EBC (Empresa Brasil de
Comunicação), realizou recentemente uma pesquisa, cujo (PODERIA
SUBSTITUIR POR NO QUAL) foi
lembrado as principais catástrofes ecológicas que fizeram
e ainda estão incorporadas no cenário nacional (AS PRINCIPAIS
CATÁSTROFES ECOLÓGICAS FORAM ANALISADAS...). Estudou-se a
aritmética dos dados, saldo de prejuízo e possíveis culpados,
todavia não foi feita uma análise psicológica para levantar o real
anseio de praticar crimes ambientais e infringir o próprio eu.
Convém
apontar ainda (ELEMENTO
COESIVO), a capacidade de
amnésia existente no cidadão brasileiro frente aos problemas
ambientais (AQUI
TEMOS UM TÓPICO FRASAL MUITO BEM COLOCADO. A ANTECIPAÇÃO DA IDEIA
PRINCIPAL DO PARÁGRAFO). Os
jornais anunciam (REPERCUTEM) diariamente o acontecido (QUAL?) e
continuam até assumirem (CONSEGUIR/ATINGIR/CONQUISTAR) a audiência
e repercussão desejada, contudo
no instante em que acontece outra catástrofe, aquela é esquecida e
esta ganha a ênfase almejada. O intrigante é só tomar conhecimento
de casos alarmantes, sendo que não é levantada uma pesquisa para
alertar o alto índice de lixos que vão para os bueiros –
causadores de enchentes, e as dezenas de árvores derrubadas todos os
dias para obtenção da celulose.
Fica claro, portanto, a desmistificação
da célebre frase de Maquiavel em virtude da generalização da
espécie humana. Bom
seria se o governo federal
atentasse
ainda mais (O ATENTASSE, BASTA)
para a preservação das matas brasileiras, para tanto poderia
(AFIRME!
PODE/DEVE...) ser realizada
nas escolas públicas primárias oficinas mensalmente, aos moldes de
feiras colaborativas, onde seria (SERÁ) incentivada a coleta
seletiva e o plantio de árvores. As
mídias por sua vez, não somente divulgariam o que estaria sendo
feito nas instituições escolares, com o intuito de alcançarem mais
adeptos, como também não esquecerem os desastres ambientais
anteriores, mas contribuírem para evitá-los ao colocarem essas
ideias em prática (COMO?).
ÚNICO PONTO
FRACO ENCONTRADO! TRABALHE EM CIMA DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E
ESTARÁ ACIMA
DOS 900
:)
MÍNIMO
20 E MÁXIMO 30 LINHAS
COMENTÁRIOS
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
200
pontos - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da
Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou
de convenções da escrita serão aceitos somente como
excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência
2
– Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
180
pontos – Atingiu 90% da competência. Demonstra desempenho
intermediário entre as pontuações 160 e 200 pontos.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200
pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando
autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
200
pontos - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
120
pontos - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção
relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
CORRETOR:
#RED_01_EL
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