Redação comentada sobre impactos ambientais





ALUNO: ISS*********************************************
TEMA DA REDAÇÃO: “Impactos ambientais: para além da natureza”



A amnésia que encobre (TÍTULO SUGESTIVO E ATRAENTE)

Segundo a frase que sintetiza o pensamento de Nicolau Maquiavel em “O Príncipe”, “Os fins justificam os meios” (CITAÇÃO MUITO BEM EMPREGADA E QUE DEMONSTRA A PRINCÍPIO UM REPERTÓRIO VARIADO DO CANDIDATO), ou seja, toda atitude inicialmente considerada para bem comum seria incorporada, ainda que esta possa ter sido ilegalmente, porém, o seu resultado excluiria esse processo. Mas, considerar o posicionamento anexado ao pensador como verdade absoluta e não juízo de valor pode trazer alguns problemas, quando o tema a ser discutido é o que conduz o ser humano a desmatar sua natureza e transgredir sua humanidade. EXCELENTE DELIMITAÇÃO DA TESE, A PARTIR DA EXPLICAÇÃO DA CITAÇÃO, E DE UM ENVOLVIMENTO CLARO COM A DISCUSSÃO PRÉVIA EM QUESTÃO, SE TROUXE A TESE.

É válido analisar, antes de tudo (ELEMENTOS COESIVOS BEM EMPREGADOS), o vetor dos desastres ambientais e a atitude dos cidadãos brasileiros quando confrontados (AQUI TEMOS UM TÓPICO FRASAL MUITO BEM COLOCADO. A ANTECIPAÇÃO DA IDEIA PRINCIPAL DO PARÁGRAFO). O portal de notícias do Brasil e do Mundo EBC (Empresa Brasil de Comunicação), realizou recentemente uma pesquisa, cujo (PODERIA SUBSTITUIR POR NO QUAL) foi lembrado as principais catástrofes ecológicas que fizeram e ainda estão incorporadas no cenário nacional (AS PRINCIPAIS CATÁSTROFES ECOLÓGICAS FORAM ANALISADAS...). Estudou-se a aritmética dos dados, saldo de prejuízo e possíveis culpados, todavia não foi feita uma análise psicológica para levantar o real anseio de praticar crimes ambientais e infringir o próprio eu. 
 
Convém apontar ainda (ELEMENTO COESIVO), a capacidade de amnésia existente no cidadão brasileiro frente aos problemas ambientais (AQUI TEMOS UM TÓPICO FRASAL MUITO BEM COLOCADO. A ANTECIPAÇÃO DA IDEIA PRINCIPAL DO PARÁGRAFO). Os jornais anunciam (REPERCUTEM) diariamente o acontecido (QUAL?) e continuam até assumirem (CONSEGUIR/ATINGIR/CONQUISTAR) a audiência e repercussão desejada, contudo no instante em que acontece outra catástrofe, aquela é esquecida e esta ganha a ênfase almejada. O intrigante é só tomar conhecimento de casos alarmantes, sendo que não é levantada uma pesquisa para alertar o alto índice de lixos que vão para os bueiros – causadores de enchentes, e as dezenas de árvores derrubadas todos os dias para obtenção da celulose. 
 
Fica claro, portanto, a desmistificação da célebre frase de Maquiavel em virtude da generalização da espécie humana. Bom seria se o governo federal atentasse ainda mais (O ATENTASSE, BASTA) para a preservação das matas brasileiras, para tanto poderia (AFIRME! PODE/DEVE...) ser realizada nas escolas públicas primárias oficinas mensalmente, aos moldes de feiras colaborativas, onde seria (SERÁ) incentivada a coleta seletiva e o plantio de árvores. As mídias por sua vez, não somente divulgariam o que estaria sendo feito nas instituições escolares, com o intuito de alcançarem mais adeptos, como também não esquecerem os desastres ambientais anteriores, mas contribuírem para evitá-los ao colocarem essas ideias em prática (COMO?). ÚNICO PONTO FRACO ENCONTRADO! TRABALHE EM CIMA DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ESTARÁ ACIMA DOS 900 :)

MÍNIMO 20 E MÁXIMO 30 LINHAS



COMENTÁRIOS


Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.



200 pontos - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.



Competência 2Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.



180 pontos – Atingiu 90% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 160 e 200 pontos.



Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.



200 pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.



Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.



200 pontos - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.





Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.



120 pontos - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.





CORRETOR: #RED_01_EL


Você trava quando se depara com o tema e a folha de redação em branco?
Não sabe por onde começar?
Está cansado (a) de nota baixa?


Se você respondeu SIM para pelo menos uma dessas perguntas CLIQUE AQUI

Comentários