Redação comentada sobre impactos ambientais



ALUNO: YM*******
TEMA DA REDAÇÃO: “IMPACTOS AMBIENTAIS: PARA ALÉM DA NATUREZA”




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     Segundo Thomas Hobbes, é necessário estabelecer um contrato social em que o governo garanta a segurança do povo e iniba o cenário caótico. No entanto, os desastres ambientais ocorridos no Brasil impedem a harmonia do homem com a natureza, gerando (E GERA/ E CORROBORA COM UM...) um cenário de caos. Nesse sentido, o desenvolvimento a qualquer custo torna-se prejudicial, pois não coopera com os princípios da sustentabilidade. Além disso, perpetua um cenário de irresponsabilidade que deve ser combatido. INTRODUÇÃO EXCELENTE. MUITO BEM ESTRUTURADA E JÁ APRESENTA REPERTÓRIO AMPLO A PARTIR DA CITAÇÃO. APRESENTA AINDA UMA TESE MUITO BEM DELIMITADA.
     Em verdade, grandes são os prejuízos oriundos do desenvolvimento sem planejamento. Pode-se observar isso (ISSO PODE SER OBSERVADO) desde a primeira fase da Revolução Industrial, no século XVIII, que emitiu gases poluentes de forma desenfreada. No Brasil, o caso mais recente foi o desastre em Mariana, no estado de Minas Gerais, onde o rompimento de uma barragem causou alterações irreversíveis, destruindo fatores bióticos e abióticos. Dessa forma, evidencia-se que o desenvolvimento, sem se preocupar (A PREOCUPAÇÃO) com os princípios sustentáveis, ou seja, de utilizar o meio de forma consciente, preocupando-se com as futuras gerações, é danoso à sociedade. ARGUMENTAÇÃO CONSISTENTE A PARTIR DE REPERTÓRIO PRODUTIVO. APRESENTA O FATO HISTÓRICO E SE ENVOLVE COM ELE TRAZENDO PARA A ATUALIDADE.
     Ademais, esse cenário origina grande irresponsabilidade e descaso das ações do homem em relação ao meio ambiente, o que é danoso para o futuro do país. Pode-se observar isso nas (É PERCEPTÍVEL AS...) poucas medidas governamentais acerca do uso consciente dos recursos naturais, além do escasso investimento em políticas de conscientização e educação ambiental. Assim, essas faltas de investimentos, aliadas ao desenvolvimento sem controle, causam o presente cenário de desrespeito à natureza.
     Evidencia-se, portanto, que (NÃO PRECISA DOS ELEMENTOS COESIVOS, PODE COMEÇAR DIRETAMENTE COM O “MEDIDAS DEVEM SER TOMADAS...” medidas devam ser tomadas, a fim de garantir o contrato social descrito por Hobbes e o pleno desenvolvimento sustentável. Assim, cabe ao governo implantar fiscalizações mais rígidas nas empresas (IMPLANTAR COMO?) que possuam atividades que possam causar danos maiores à natureza, como mineradoras. Além disso, o ente público poderia (PODE) proporcionar subsídios e redução de impostos às empresas que aderissem à política de sustentabilidade. Por fim, as ONGs poderiam criar a Cartilha do Meio Ambiente (ANALISANDO O NOSSO PAÍS COMO UM TODO, VOCÊ ACHA QUE ESSA MEDIDA CORROBORARÁ DE FATO COM COM A MINIMIZAÇÃO DO PROBLEMA?), que seria uma forma de mostrar à sociedade a importância de cuidar dos recursos naturais. Dessa forma, seria possível chegar ao progresso sustentável.


MÍNIMO 20 E MÁXIMO 30 LINHAS








COMENTÁRIOS


Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.



180 pontos – Atingiu 90% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 160 e 200 pontos.




Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.



200 pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. 
 



Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.



200 pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. 
 



Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.



200 pontos - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.




Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.



160 pontos - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.




CORRETOR: RED_01_EL



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