ALUNO:
YM*******
TEMA
DA REDAÇÃO: “IMPACTOS
AMBIENTAIS: PARA ALÉM DA NATUREZA”
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O TÍTULO DA SUA REDAÇÃO AQUI
Segundo Thomas Hobbes, é necessário estabelecer um contrato social
em que o governo garanta a segurança do povo e iniba o cenário
caótico. No
entanto, os desastres
ambientais ocorridos no Brasil impedem a harmonia do homem com a
natureza, gerando (E GERA/ E
CORROBORA COM UM...) um cenário de
caos. Nesse sentido, o desenvolvimento a qualquer custo torna-se
prejudicial, pois não coopera com os princípios da
sustentabilidade. Além disso, perpetua um cenário de
irresponsabilidade que deve ser combatido. INTRODUÇÃO
EXCELENTE. MUITO BEM ESTRUTURADA E JÁ APRESENTA REPERTÓRIO AMPLO A
PARTIR DA CITAÇÃO. APRESENTA AINDA UMA TESE MUITO BEM DELIMITADA.
Em
verdade, grandes são os
prejuízos oriundos do desenvolvimento sem planejamento. Pode-se
observar isso (ISSO
PODE SER OBSERVADO)
desde a primeira fase da Revolução Industrial, no século XVIII,
que emitiu gases poluentes de forma desenfreada. No Brasil, o caso
mais recente foi o desastre em Mariana, no estado de Minas Gerais,
onde o rompimento de uma barragem causou alterações irreversíveis,
destruindo fatores bióticos e abióticos.
Dessa forma,
evidencia-se que o desenvolvimento, sem se
preocupar (A
PREOCUPAÇÃO) com os
princípios sustentáveis, ou
seja, de utilizar o meio de
forma consciente, preocupando-se com as futuras gerações, é danoso
à sociedade. ARGUMENTAÇÃO
CONSISTENTE A PARTIR DE REPERTÓRIO PRODUTIVO. APRESENTA O FATO
HISTÓRICO E SE ENVOLVE COM ELE TRAZENDO PARA A ATUALIDADE.
Ademais,
esse cenário origina grande irresponsabilidade e descaso das ações
do homem em relação ao meio ambiente, o que é danoso para o futuro
do país. Pode-se
observar isso nas (É
PERCEPTÍVEL AS...) poucas
medidas governamentais acerca do uso consciente dos recursos
naturais, além do escasso investimento em políticas de
conscientização e educação ambiental. Assim,
essas faltas de investimentos, aliadas ao desenvolvimento sem
controle, causam o presente cenário de desrespeito à natureza.
Evidencia-se,
portanto, que (NÃO
PRECISA DOS ELEMENTOS COESIVOS, PODE COMEÇAR DIRETAMENTE COM O
“MEDIDAS DEVEM SER TOMADAS...”
medidas devam ser tomadas, a
fim de garantir o contrato social descrito por Hobbes e o pleno
desenvolvimento sustentável. Assim,
cabe ao governo implantar fiscalizações mais rígidas nas empresas
(IMPLANTAR
COMO?)
que possuam atividades que
possam causar danos maiores à natureza, como mineradoras. Além
disso, o ente público poderia
(PODE)
proporcionar subsídios e redução de impostos às empresas que
aderissem à política de sustentabilidade. Por fim, as ONGs poderiam
criar a Cartilha do Meio Ambiente (ANALISANDO
O NOSSO PAÍS COMO UM TODO, VOCÊ ACHA QUE ESSA MEDIDA CORROBORARÁ
DE FATO COM COM A MINIMIZAÇÃO DO PROBLEMA?),
que seria uma forma de mostrar à sociedade a importância de cuidar
dos recursos naturais. Dessa forma, seria possível chegar ao
progresso sustentável.
COMENTÁRIOS
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
180
pontos – Atingiu 90% da competência. Demonstra desempenho
intermediário entre as pontuações 160 e 200 pontos.
Competência
2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das
várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos
limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
200
pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a
partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta
excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200
pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao
tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando
autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
200
pontos - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório
diversificado de recursos coesivos.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
160
pontos - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto.
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