Redação comentada sobre LGBTT no Brasil


ALUNO: ALS**********************
TEMA DA REDAÇÃO: OS DESAFIOS DE SER LGBTT NO BRASIL




A DIVERGÊNCIA VINCULADA AO ESTEREÓTIPO POR MEIO DO PATRIARCADO E DA RELIGIOSIDADE. (TÍTULO MUITO GRANDE. Algumas sugestões “Divergências, esteriótipos e religiosidade”; “A lógica patriarcal mata”; “Entre divergências, mortes” etc)


O renascimento cultura(l) trouxe o princípio antropocêntrico, esse vincula ao homem a ideia de superioridade, no entanto (ELEMENTOS COESIVOS) a revolução francesa tenha fragmentado aquele ideário, trazendo pilares fundamentais para o bem-estar social, como a liberdade, igualdade e fraternidade, mesmo assim, nos séculos seguintes essa atitude “democrática” (CONSIDERADA DEMOCRÁTICA) (as aspas demonstram ironia, e nesse padrão textual o aluno deve escrever na forma mais direta possível, não devendo haver espaço para duplas interpretações) não atendeu a todos os grupos, dentre eles, o LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros), que ainda é tachado pelo preconceito vinculado ao estereótipo e crenças religiosas. INTRODUÇÃO MUITO BEM ESTRUTURADA QUE TRAZ CONSIGO UM BOM REPERTÓRIO, A PARTIR DE UM RECORTE HISTÓRICO, DEMONSTRANDO QUE O ALUNO CONSEGUE UTILIZAR CONHECIMENTOS DAS DIVERSAS ÁREAS
Sabe-se que a relação homoafetiva provoca divergências de opiniões, principalmente entre as religiosas, que repudiam o matrimônio entre indivíduos do mesmo sexo (TÓPICO FRASAL). Isso acaba abrindo espaço (APRESENTAÇÃO DAS IDEIAS SECUNDÁRIAS) para pessoas de má índole que vincula a religião ao machismo e propicia a homofobia, por meio de agressões físicas e psicológicas. Essa atitude é repudiada internacionalmente. Em razão, a ONU (Organização das Nações Unidas) impõe que toda nação é obrigada pela lei internacional de direitos humanos a proteger todas às pessoas LGBTTs de tortura, discriminação e violência (PODERIA PROBLEMATIZAR ISSO. ESSA PROTEÇÃO EXISTE NO BRASIL? POR QUE?). PODE-SE OBSERVAR A COMPOSIÇÃO DO PARÁGRAFO A PARTIR DE UM TÓPICO FRASAL CLARO E IDEIAS SECUNDÁRIAS DESENVOLVIDAS LOGO EM SEGUIDA, O QUE CONFERE UM BOM SEQUENCIAMENTO LÓGICO
Outrossim, no Brasil os casos de violência em virtude da homofobia lidera o ranking internacional(TÓPICO FRASAL), a cada 28 horas uma pessoa é assassinada por motivos de orientação sexual, segundo o site EM (?). Além disso(APRESENTAÇÃO DAS IDEIAS SECUNDÁRIAS), a conduta patriarcal e religiosa imposta pela sociedade nutre as divergências dentre os grupos, dessa maneira os homofóbicos ou sujeitos que não aceitam os novos modelos de família, acabam agredindo os LGBTTs, podendo ocasionar o óbito daqueles. Como exemplo, o caso nos Estados Unidos, na cidade de Orlando, segundo uma emissora, mais de 40 pessoas foram vitimadas por preconceito homofóbico, vinculado à religião muçulmana. OUTRO PARÁGRAFO TAMBÉM MUITO BEM ESTRUTURADO COM UMA DEFESA DE TESE MUITO BEM EMBASADA
Por conseguinte, faz-se necessário a introdução de projetos de cunho social (É AMPLO. DELIMITE. COMO POR EXEMPLO QUAL?) , esses poderão ser ministrados em escolas por educadores e psicólogos, buscando orientar e pregar o respeito à diversidade de gênero (ESSA PRIMEIRA PROPOSTA NÃO SE MOSTRA EFETIVA. SE APRESENTA DE FORMA VAGA). Ademais, o Governo poderá criarJÁ EXISTE, MESMO QUE EM PEQUENO NÚMERO (AMPLIAR O NÚMERO DE ...) delegacias (ESPECIALIZADAS EM CRIMES DE LGBTFOBIA) PODERIA AINDA PENSAR NA CAPACITAÇÃO DE POLICIAIS PARA LIDAR COM ESSE PÚBLICO, DANDO FOCO AOS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS QUE SÃO OS QUE MAIS MORREM E OS QUE MAIS SOFREM PELA VIOLAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES. PARA A CAPACITAÇÃO PODERIA PENSAR NO ENSINO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DE PLATAFORMAS COMO O MOODLE...) contra a homofobia e multas para indivíduos que forem preconceituosos (COMO ISSO SERIA ADMINISTRADO? QUEM IRIA FISCALIZAR?), seja por meio de ações sociais em comunidades carentes ou em obras públicas, só assim, todos poderão viver em comunhão. 








COMENTÁRIOS


Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

200 pontos - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.

Competência 2Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.

200 pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

200 pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

200 pontos - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

100 pontos – Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 80 e 120 pontos.





CORRETOR: #RED_01_EL



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