ALUNO:
ALS**********************
A DIVERGÊNCIA VINCULADA AO ESTEREÓTIPO
POR MEIO DO PATRIARCADO E DA RELIGIOSIDADE. (TÍTULO
MUITO GRANDE. Algumas
sugestões “Divergências, esteriótipos e religiosidade”; “A
lógica patriarcal mata”; “Entre divergências, mortes” etc)
O
renascimento cultura(l)
trouxe o princípio antropocêntrico, esse
vincula
ao homem a ideia de superioridade, no
entanto (ELEMENTOS
COESIVOS)
a revolução francesa tenha fragmentado aquele ideário, trazendo
pilares fundamentais para o bem-estar social, como
a liberdade, igualdade e fraternidade, mesmo
assim,
nos séculos seguintes essa atitude “democrática”
(CONSIDERADA
DEMOCRÁTICA) (as
aspas demonstram ironia, e nesse padrão textual o aluno deve
escrever na forma mais direta possível, não devendo haver espaço
para duplas interpretações)
não atendeu a todos os grupos, dentre
eles,
o LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros), que
ainda é tachado pelo preconceito vinculado ao estereótipo e crenças
religiosas.
INTRODUÇÃO
MUITO BEM ESTRUTURADA QUE TRAZ CONSIGO UM BOM REPERTÓRIO, A PARTIR
DE UM RECORTE HISTÓRICO, DEMONSTRANDO QUE O ALUNO CONSEGUE UTILIZAR
CONHECIMENTOS DAS DIVERSAS ÁREAS
Sabe-se
que
a relação homoafetiva provoca divergências de opiniões,
principalmente entre as religiosas, que repudiam o matrimônio entre
indivíduos do mesmo sexo (TÓPICO
FRASAL).
Isso
acaba
abrindo espaço (APRESENTAÇÃO
DAS IDEIAS SECUNDÁRIAS)
para pessoas de má índole que vincula a religião ao machismo e
propicia a homofobia,
por meio de
agressões físicas e psicológicas. Essa
atitude
é repudiada internacionalmente. Em
razão,
a ONU (Organização das Nações Unidas) impõe que toda nação é
obrigada pela lei internacional de direitos humanos a proteger todas
às pessoas LGBTTs de tortura, discriminação e violência (PODERIA
PROBLEMATIZAR
ISSO. ESSA PROTEÇÃO EXISTE NO BRASIL? POR QUE?).
PODE-SE
OBSERVAR A COMPOSIÇÃO DO PARÁGRAFO A PARTIR DE UM TÓPICO FRASAL
CLARO E IDEIAS SECUNDÁRIAS DESENVOLVIDAS LOGO EM SEGUIDA, O QUE
CONFERE UM BOM SEQUENCIAMENTO LÓGICO
Outrossim,
no Brasil os casos de violência em virtude da homofobia lidera o
ranking internacional(TÓPICO
FRASAL),
a cada 28 horas uma pessoa é assassinada por motivos de orientação
sexual, segundo o site EM
(?).
Além
disso(APRESENTAÇÃO
DAS IDEIAS SECUNDÁRIAS),
a conduta patriarcal e religiosa imposta pela sociedade nutre as
divergências dentre os grupos, dessa
maneira
os homofóbicos ou sujeitos que não aceitam os novos modelos de
família, acabam agredindo os LGBTTs, podendo ocasionar o óbito
daqueles. Como
exemplo,
o caso nos Estados Unidos, na cidade de Orlando, segundo uma
emissora, mais de 40 pessoas foram vitimadas por preconceito
homofóbico, vinculado à religião muçulmana.
OUTRO
PARÁGRAFO TAMBÉM MUITO BEM ESTRUTURADO COM UMA DEFESA DE TESE MUITO
BEM EMBASADA
Por
conseguinte, faz-se necessário a introdução de projetos
de cunho social (É
AMPLO. DELIMITE. COMO POR EXEMPLO QUAL?)
, esses poderão ser ministrados em escolas por educadores e
psicólogos, buscando orientar e pregar o respeito à diversidade de
gênero (ESSA
PRIMEIRA PROPOSTA NÃO SE MOSTRA EFETIVA. SE APRESENTA DE FORMA
VAGA).
Ademais, o Governo poderá criarJÁ
EXISTE, MESMO QUE EM PEQUENO NÚMERO
(AMPLIAR
O NÚMERO DE ...)
delegacias (ESPECIALIZADAS
EM CRIMES DE LGBTFOBIA)
PODERIA
AINDA PENSAR NA CAPACITAÇÃO DE POLICIAIS PARA LIDAR COM ESSE
PÚBLICO, DANDO FOCO AOS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS QUE SÃO OS QUE MAIS
MORREM E OS QUE MAIS SOFREM PELA VIOLAÇÃO DE SUAS IDENTIDADES.
PARA A CAPACITAÇÃO PODERIA PENSAR NO ENSINO A DISTÂNCIA ATRAVÉS
DE PLATAFORMAS COMO O MOODLE...) contra
a homofobia
e multas
para indivíduos que forem preconceituosos (COMO
ISSO SERIA ADMINISTRADO? QUEM IRIA FISCALIZAR?),
seja por meio de ações sociais em comunidades carentes ou em obras
públicas, só assim, todos poderão viver em comunhão.
COMENTÁRIOS
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
200
pontos - Demonstra
excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da
escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não
caracterizem reincidência.
Competência
2
– Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
200
pontos - Desenvolve o
tema por meio de argumentação consistente, a partir de um
repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio
do texto dissertativo-argumentativo.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200
pontos - Apresenta
informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de
forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um
ponto de vista.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
200 pontos - Articula bem as partes do
texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos
100
pontos – Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho
intermediário entre as pontuações 80 e 120 pontos.
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