Proposta de redação sobre transfobia no brasil

 A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema SOLUÇÕES PARA COMBATER A TRANSFOBIA NO BRASIL, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.



TEXTO I -    
Ribs, 2017





TEXTO II -  "Uma travesti, Dandara, foi espancada até a morte em plena luz do dia, enquanto seus assassinos gritavam, entre risos, coisas do tipo:

'Ê viado fei'

'A mundiça ainda tá de calcinha'

'Vão matar o viado'.

Todos que assistiam ficaram inertes, tudo gravado em vídeo, afinal, há certeza de impunidade.
A mídia de massa não falou um pio, não saiu reportagem de 5 minutos no Jornal Nacional para falar sobre o assunto.

Não houve mobilização dos ditos movimentos sociais em prol dos direitos humanos em passeatas pelo Brasil. Não há comoção da massa brasileira, que inclusive justificou o linchamento. 

Depois de levar pontapés na cabeça e ser espancada por um enorme pedaço de madeira, ela foi levada por um carrinho de mão como se fosse um saco de lixo para sua morte, completamente ensanguentada.

Há um pouco ou muito de Dandara dentro de todas nós, que pertencemos a uma minoria das mais alijadas no país.

Um país que bate recordes de assassinato de travestis e transexuais. E nada é feito para se mudar isso. Afinal, como dizem, estamos querendo privilégios ao exigir que alguma coisa seja feita. Mas qual o privilégio? O de viver?". Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/03/10/artigo-dandara-foi-espancada-ate-a-morte-em-plena-luz-do-dia-e-seus-assassinos-riam/>. Acesso em: 10/03/2017.





Comentários