Nos últimos anos, é notória a
expansão do ensino superior público e dos cursos profissionalizantes. Facilitando
assim, o acesso a educação e o tão
almejado primeiro emprego para os jovens sem experiência. Contudo, grande
amostra desses brasileiros são intitulados de “nem-nem”, ou seja, nem estudam e
nem trabalham. Ressaltando que, ainda existe um caminho a ser percorrido na
busca pela inserção destes na população economicamente ativa, gerando riqueza
intelectual, cultural e econômica para o Brasil.
A geração “nem-nem” é composta em
sua maioria por jovens do sexo feminino, que por ausência de planejamento
familiar engravidam na adolescência. Sendo obrigadas a se evadirem das salas de
aula para cuidar de seus filhos. E quando pretendem retornar não tem com quem
deixá-los, para estudar e trabalhar. Aumentando assim, as altas taxas (taxas) de evasão
escolar e gerando um nível elevado de taxa de natalidade já recorrentes.
Um dos grandes fatores pré-existentes
para que ocorra este cenário, é o nível de analfabetismo e a falta de conhecimento
das políticas públicas ofertadas no país. Com os mais altos índices na região do nordeste
brasileiro (nordeste), dando destaque para o estado de Alagoas com quase 8% acima da média nacional. Um veículo
de informação acessível na maioria das residências brasileiras é a televisão. De
acordo com o IBGE, 30% das famílias não tem um banheiro dentro de casa (não possuem banheiros em suas residências), mas
possui (possuem) pelo menos um televisor em seus cômodos. Sendo assim, um ótimo canal de
informação das políticas de planejamento.
Corroborando com os dados de uma
pesquisa do IPEA, que quanto maior (no qual afirmava que quanto maior) o grau de escolaridade, menor será a
quantidade de filhos por residência. Ou seja, um melhor planejamento sem gerar
ônus para sua família e para o estado. Incentivos e programas para a educação
como o Sisutec, Pronatec, Fies e Prouni, já diminuem essa diferença e percentual
e tem grande possibilidade de crescimento decorrente da lei de royalties que
destinam 75% do lucro do pré-sal da Petrobrás para a educação.
Portanto, é necessário o
investimento cada vez maior (gradativo ou progressivo) na ampliação, e divulgação das políticas públicas
voltadas para o planejamento familiar e acesso a educação, como fatores
primordiais para a queda do analfabetismo e natalidade na adolescência. Através
de feiras, bienais, eventos de disseminação da informação. E também (e ainda) a criação
de creches para as (aquelas) que já são mães para que os mesmos (elas) possam se qualificar e
trabalhar.
- O candidato demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita; 160 pontos
- Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo; 200 pontos
- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com índices de autoria, em defesa de um ponto de vista; 160 pontos
- Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos; 200 pontos
- Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. 200 pontos
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