TEMA
DA REDAÇÃO: “Trabalho
Escravo do Passado no Presente”
Cinderelas Atuais (TÍTULO
ATRAENTE)
No conto de fadas,
Cinderela, (ATENTAR PARA O USO DA VÍRGULA) a
protagonista encontra-se numa situação análoga de
escravidão,
depois que seu pai morre
(PENSE EM UMA
OUTRA ALTERNATIVA DE FALAR A MESMA COISA COM UM MELHOR SENTIDO).
Sendo obrigada a servir e
fazer todas as vontades de sua madrasta e meias irmãs. Infelizmente,
o trabalho escravo não se limita aos contos de fadas, já que
persiste até hoje no Brasil. Assim sendo,
o trabalho escravo perdura atualmente no
nosso
país (NO BRASIL), devido
a falta de fiscalização e leis que punam os responsáveis (TESE
PROPOSTA BEM DELIMITADA).
Primeiramente
(ELEMENTO COESIVO BEM COLOCADO),
a escravidão no Brasil tem raízes históricas. Na colonização
utilizaram mão de obra escrava, tanto dos índios, como dos
africanos, resultando em consequências
negativas (REDUNDANTE. A PALAVRA CONSEQUÊNCIA APONTA PARA A
NEGATIVIDADE) para esses
povos, como a dizimação e futuramente, o preconceito. Porém, a
escravidão não se extinguiu com a assinatura da Lei Áurea, pelo
contrário, atualmente há muitos casos de servidão no país.
Pode-se
perceber isso (É O QUE MOSTRA…. E cita a fonte)
no
levantamento feito pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que revela
o resgate de 770 trabalhadores em situação de escravidão, entre
2003 e 2017, no estado de Alagoas (ARGUMENTAÇÃO SEM UMA MARCA
PRÓPRIA DE DEFESA. USO DE TRECHO DO TEXTO MOTIVADOR)
Dessa forma,
(ELEMENTO COESIVO CONCLUSIVO NÃO DEVE SER USADO PARA COMEÇAR UM
PARÁGRAFO) o trabalho
escravo esta
longe de ser superado no Brasil. Uma vez que, há poucos julgamentos
e denúncias dos casos. Além de que, na maioria das vezes, os
aliciadores usam de promessas de trabalhos falsas, como proveito da
mal situação financeira em que o trabalhador se encontra. E, o
pouco salário que esses recebem é para quitar dívidas impagáveis
aos seus patrões, resultando em um círculo vicioso. Ademais, a
escravidão é um crime que fere os direitos dos cidadãos, já que
oprime a liberdade dos mesmos e deve ser combatida com leis e
fiscalizações rigorosas. (TRECHO QUE NÃO VAI ALÉM DE
FATOS/INFORMAÇÕES DOS TEXTOS MOTIVADORES).
Portanto, (MESMO SE
TRATANDO DE UM PARÁGRAFO CONCLUSIVO, VOCÊ NÃO PRECISA USAR O
ELEMENTO COESIVO CONCLUSIVO JÁ NO INÍCIO DO PARÁGRAFO, O LEITOR JÁ
ESPERA QUE O ÚLTIMO PARÁGRAFO SEJA A INTERVENÇÃO. PODERIA JÁ TER
COMEÇADO DIRETAMENTE COM “Medidas são necessárias...”
medidas fazem
se necessárias para a
resolução do problema (REFORÇAR
O PRINCIPAL PROBLEMA DEFENDIDO NO TEXTO E APONTAR PARA A RESOLUÇÃO
DELE). Como
a criação de leis, através do poder legislativo, que punam os
responsáveis, aumentando o julgamento dos casos através da
contratação de juízes (MUITO VAGO).
O Ministério da Segurança, em conjunto com o governo
Federal, deve
criar uma ouvidoria pública, para registrar e apurar as denúncias
(JÁ NÃO EXISTE ESSE CANAL? COMO POTENCIALIZÁ-LO?);
além de reforçar a fiscalização com a contratação de policiais.
Ademais, as empresas público-privadas, devem direcionar esses
trabalhadores a empregos assalariados, com todos os benefícios que
os mesmos têm direito, assim, o trabalho escravo seja
erradicado no Brasil. PREFIRA
FOCAR EM UMA ÚNICA PROPOSTA, DE ACORDO COM O PRINCIPAL PROBLEMA QUE
VOCÊ ELENCOU NO SEU TEXTO (SUA TESE), NESSE CASO, A FALTA DE
FISCALIZAÇÃO E LEIS QUE PUNAM OS RESPONSÁVEIS. COMO RESOLVER A
FALTA DE FISCALIZAÇÃO? NÃO VALE APENAS CITAR “além de reforçar
a fiscalização com a contratação de policiais.”
COMENTÁRIOS
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
120 pontos
- Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e
de convenções da escrita.
Competência
2
– Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
100 pontos
– Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho intermediário
entre as pontuações 80 e 120 pontos.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
100 pontos
– Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho intermediário
entre as pontuações 80 e 120 pontos.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
120 pontos
- Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e
apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
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