Redação comentada sobre acessibilidade no brasil

RED em AÇÃO – Redação de um jeito simples

Aluno: ********************
Tema da Redação: Acessibilidade no Brasil                




 O país do desrespeito         

      O inesquecível Renato Russo, na canção “Que país é esse?”, advertiu sabiamente: “ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação”. Ao alertar sobre esse importante paradoxo, (pede vírgula) mostrou como os brasileiros ignoram as leis e regras de convívio. Nesse contexto, (pede vírgula) estão inseridas as minorias, como deficientes físicos, que têm seus direitos desrespeitados diariamente sob uma ótica desumana de abandono e falta de zelo com suas necessidades de locomoção. Convém enfatizar, desse modo, a importância de uma união entre Estado e sociedade para por fim nesse mal. (Na introdução, se faz uma excelente analogia a música de Renato Russo. Realça, ainda, uma tese bem definida com tópico frasal plausível).
      No Brasil, (pede vírgula) existem (substitua por ) 28 milhões de pessoas portadoras de necessidades especiais – segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Porém, o descumprimento do Estatuto dos Deficientes e a negligência ao princípio de equidade previsto na Constituição Federal ainda perduram no país da ordem e do progresso. São exemplos disso, a ausência de mobilidade nas calçadas, seja pelo perigo dos buracos e desníveis, seja (desnecessário) pela falta de rampas; (antes de conjunção pede vírgula , e não ponto e vírgula)assim como o desserviço prestado nos transportes públicos, que são pouco inclusivos. (Excelente desenvolvimento fundamentado em dados estatísticos, visto que esse tipo de argumento é difícil ser refutado).
       É crucial salientar, também, a falta de colaboração e empatia da sociedade no que tange o (ao) respeito aos direitos dessa minoria. Convém citar, ainda, a vergonhosa atitude de uma parte da população que estaciona nas vagas destinadas aos deficientes, privando os (aos) destinatários, aos quais a lei objetivava atender, de ter (cacofonia) o que lhes é devido. Esse fato infeliz (muito radical, substitua por, infelizmente, e fica entre vírgulas) encontra respaldo na falta de fiscalização do Estado e conscientização dos cidadãos acerca dessa problemática. (De forma sistemática, aplica opiniões bem definidas com repertório vivenciado na contemporaneidade).
    Fica claro, portanto, que medidas por parte do governo e a mudança de hábito da população são capazes de garantir a melhoria na acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. Dessa maneira, é papel do Estado atuar com poder de fiscalização para coibir o estacionamento em vagas para deficientes e aumentar o valor das multas aplicadas. Outrossim, cabe ao chamado quarto poder (mídia) denunciar e debater mais o assunto, trabalhando com a conscientização da sociedade por meio das novelas. (Soluciona de maneira exequível os problemas citados no desenvolvimento e aplica um conceito veemente vigoroso na atual sociedade - mídia).
 

Mínimo 20 e máximo 30 linhas






NOTA OBTIDA(0 a 1000): 960



Comentários

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

180 pontos - Demonstra bom domínio da modalidade formal da Língua portuguesa e de escolha de registo, com muito poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo em prosa.

180 pontos – Atingiu 90% da competência. Demonstra  desempenho intermediário entre as pontuações 160 e 200 pontos.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

200 pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

200 pontos - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

200 pontos - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto



 CORRETOR:  #RED_03_ML




Comentários

Postar um comentário