Redação comentada sobre apropriação cultural no Brasil



ALUNO: ISS*********************
TEMA DA REDAÇÃO: “Apropriação cultural no Brasil”




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Com o advento do Descobrimento do Brasil, os padres jesuítas ficaram responsáveis por catequizarem os primeiros habitantes do Pindorama. Estes sofreram o processo de aculturação por parte dos portugueses, uma vez que foram educados forçosamente para uma nova ideologia de vida. Todavia, hoje no Brasil, é possível observar adultos e jovens que apreendem elementos socioculturais de outros povos por identificação ideológica e/ou (OPTE POR UM DOS DOIS) juízo de valor. Contudo, considerar que somente um grupo social é detentor de uma cultura nesse país plural, merece ser discutido. INTRODUÇÃO MUITO BEM ESTRUTURADA A PARTIR DE UM REPERTÓRIO HISTÓRICO RICO. A UTILIZAÇÃO DA INTRODUÇÃO POR ALUSÃO HISTÓRICA QUANDO BEM ESTRUTURADA E COERENTE SEMPRE TE COLOCA NA FRENTE DOS DEMAIS.
 
É válido analisar, antes de tudo (ELEMENTOS DE COESÃO MUITO BEM COLOCADOS), a reação dos grupos sociais ao receberem aculturados com características peculiares em relação as deles (AQUI TEMOS A IDEIA CENTRAL DO PARÁGRAFO, O TÓPICO FRASAL). Uma foto com grande repercussão na internet, mostra um grupo de negros com um cartaz em letras engarrafadas, que diz: “Tirem essas mãos brancas dos meus dreads, turbantes, maracatu e terreiros.” (INTRODUÇÃO DE ATUALIDADES COMO MEIO DE DEFESA DE PONTO DE VISTA) Essa atitude ocorre com frequência quando um alto índice de brancos decidem adotar elementos da cultura afro-brasileira no seu dia a dia. Entretanto, se cor da pele delimitasse aquisição de conhecimentos, afrodescendentes não poderiam dançar ballet, nem ouvirem música clássica. PARÁGRAFO BEM ESTRUTURADO COM ARGUMENTAÇÃO CONSISTENTE E QUE ATENDE DEVIDAMENTE A PROPOSTA

Convém apontar ainda, o falso paradigma de superioridade de determinada cultura em detrimento da outra. O poema “Erro de português”, do escritor Oswald de Andrade, denota essa relação Segundo ele, se esse país fosse descoberto em uma manhã de sol, “O índio tinha despido o português.” Ao invés de colonizador e colonizado tentarem instituir uma relação amigável, houve um retrocesso cultural em virtude daquela considerada superior. Se os grupos sociais na atual Terra das Palmeiras não se entenderem, estaremos perto de reviver um momento histórico marcado por sangue e violência. 
 
Fica claro, portanto, a desmistificação da superioridade de um saber em relação à outro, como afirma Oswald, com a finalidade de evitar tanto erros morais como éticos. (ARTICULAÇÃO COM A DISCUSSÃO DESENVOLVIDA NO TEXTO) Para tanto, pode ser proporcionado por meio de ONGs encontros semestrais nos estados brasileiros, a fim de expor elementos culturais de outros habitantes e esclarecer dúvidas acerca dos seus significados (PROPOSTA VAGA). Os professores de Educação Infantil, podem desenvolver nas crianças autonomia para apreenderem os elementos socioculturais que desejarem. Este projeto poderá ser realizado semanalmente, sob os moldes da minha roda de conversar, onde os pequeninos irão aprender desde a tenra idade a cultivar a diferença









MÍNIMO 20 E MÁXIMO 30 LINHAS


COMENTÁRIOS

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

200 pontos - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.

Competência 2Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.

200 pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

200 pontos - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

200 pontos - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

140 pontos – Atingiu 70% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 120 e 160 pontos.



CORRETOR: #RED_01_EL






Comentários

  1. Gostei demais da correção da redação. Agora sim tô entendendo à como fazer uma redação boa. Valeu!~

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    1. Olá!
      Que bom que gostou. Fique sempre de olho aqui no Blog que estamos preparando algumas postagens para os próximos dias ;)

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