ALUNO:
ISS*********************
TEMA
DA REDAÇÃO: “Apropriação
cultural no Brasil”
DIGITE O TÍTULO DA SUA REDAÇÃO AQUI
Com o advento do Descobrimento do Brasil,
os padres jesuítas ficaram responsáveis por catequizarem
os primeiros habitantes do Pindorama. Estes sofreram o processo de
aculturação por parte dos portugueses, uma vez que foram educados
forçosamente para uma nova ideologia de vida. Todavia, hoje no
Brasil, é possível observar adultos e jovens que apreendem
elementos socioculturais de outros povos por identificação
ideológica e/ou
(OPTE POR UM DOS DOIS) juízo
de valor. Contudo, considerar que somente um grupo social é detentor
de uma cultura nesse país plural, merece ser discutido. INTRODUÇÃO
MUITO BEM ESTRUTURADA A PARTIR DE UM REPERTÓRIO HISTÓRICO RICO. A
UTILIZAÇÃO DA INTRODUÇÃO POR ALUSÃO HISTÓRICA QUANDO BEM
ESTRUTURADA E COERENTE SEMPRE TE COLOCA NA FRENTE DOS DEMAIS.
É
válido analisar, antes de tudo (ELEMENTOS DE COESÃO MUITO BEM
COLOCADOS), a reação dos
grupos sociais ao receberem aculturados com características
peculiares em relação as deles (AQUI
TEMOS A IDEIA CENTRAL DO PARÁGRAFO, O TÓPICO FRASAL).
Uma foto com grande repercussão na internet, mostra um grupo de
negros com um cartaz em letras engarrafadas,
que diz: “Tirem essas mãos brancas dos meus dreads, turbantes,
maracatu e terreiros.” (INTRODUÇÃO
DE ATUALIDADES COMO MEIO DE DEFESA
DE PONTO DE VISTA)
Essa atitude ocorre com frequência quando um alto índice de brancos
decidem adotar elementos da cultura afro-brasileira
no seu dia a dia. Entretanto, se cor da pele delimitasse aquisição
de conhecimentos, afrodescendentes não poderiam dançar ballet, nem
ouvirem música
clássica. PARÁGRAFO BEM
ESTRUTURADO COM ARGUMENTAÇÃO CONSISTENTE E QUE ATENDE DEVIDAMENTE A
PROPOSTA
Convém
apontar ainda, o
falso paradigma de superioridade de determinada cultura em detrimento
da outra. O poema “Erro de português”, do escritor Oswald de
Andrade, denota essa relação Segundo ele, se esse país fosse
descoberto em uma manhã de sol, “O índio tinha despido o
português.” Ao invés de
colonizador e colonizado tentarem instituir uma relação amigável,
houve um retrocesso cultural em virtude daquela considerada superior.
Se os grupos sociais na atual Terra das Palmeiras não se entenderem,
estaremos
perto de reviver um momento histórico marcado por sangue e
violência.
Fica claro, portanto, a desmistificação
da superioridade de um saber em relação à outro, como afirma
Oswald, com a finalidade de evitar tanto erros morais como éticos.
(ARTICULAÇÃO
COM A DISCUSSÃO DESENVOLVIDA NO TEXTO)
Para tanto, pode ser proporcionado por meio de ONGs encontros
semestrais nos estados brasileiros, a fim de expor elementos
culturais de outros habitantes e esclarecer dúvidas acerca dos seus
significados (PROPOSTA
VAGA). Os professores de
Educação Infantil, podem desenvolver nas crianças autonomia para
apreenderem os elementos socioculturais que desejarem. Este projeto
poderá ser realizado semanalmente, sob os moldes da
minha roda de conversar, onde os pequeninos
irão aprender desde a tenra idade a cultivar a diferença
MÍNIMO
20 E MÁXIMO 30 LINHAS
COMENTÁRIOS
Competência
1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa.
200
pontos - Demonstra
excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da
escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não
caracterizem reincidência.
Competência
2
– Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo- argumentativo em prosa.
200
pontos - Desenvolve o tema
por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto
dissertativo-argumentativo.
Competência
3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200
pontos - Apresenta
informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de
forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um
ponto de vista.
Competência
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
200
pontos - Articula bem as
partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
coesivos.
Competência
5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado,
respeitando os direitos humanos.
140
pontos – Atingiu 70% da
competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações
120 e 160 pontos.
Gostei demais da correção da redação. Agora sim tô entendendo à como fazer uma redação boa. Valeu!~
ResponderExcluirOlá!
ExcluirQue bom que gostou. Fique sempre de olho aqui no Blog que estamos preparando algumas postagens para os próximos dias ;)