Redação comentada sobre o trabalho escravo



ALUNO: NTN**********
TEMA DA REDAÇÃO: “Trabalho Escravo do Passado no Presente”




Cinderelas Atuais (TÍTULO ATRAENTE)

No conto de fadas, Cinderela, (ATENTAR PARA O USO DA VÍRGULA) a protagonista encontra-se numa situação análoga de escravidão, depois que seu pai morre (PENSE EM UMA OUTRA ALTERNATIVA DE FALAR A MESMA COISA COM UM MELHOR SENTIDO). Sendo obrigada a servir e fazer todas as vontades de sua madrasta e meias irmãs. Infelizmente, o trabalho escravo não se limita aos contos de fadas, já que persiste até hoje no Brasil. Assim sendo, o trabalho escravo perdura atualmente no nosso país (NO BRASIL), devido a falta de fiscalização e leis que punam os responsáveis (TESE PROPOSTA BEM DELIMITADA).
Primeiramente (ELEMENTO COESIVO BEM COLOCADO), a escravidão no Brasil tem raízes históricas. Na colonização utilizaram mão de obra escrava, tanto dos índios, como dos africanos, resultando em consequências negativas (REDUNDANTE. A PALAVRA CONSEQUÊNCIA APONTA PARA A NEGATIVIDADE) para esses povos, como a dizimação e futuramente, o preconceito. Porém, a escravidão não se extinguiu com a assinatura da Lei Áurea, pelo contrário, atualmente há muitos casos de servidão no país. Pode-se perceber isso (É O QUE MOSTRA…. E cita a fonte) no levantamento feito pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que revela o resgate de 770 trabalhadores em situação de escravidão, entre 2003 e 2017, no estado de Alagoas (ARGUMENTAÇÃO SEM UMA MARCA PRÓPRIA DE DEFESA. USO DE TRECHO DO TEXTO MOTIVADOR)
Dessa forma, (ELEMENTO COESIVO CONCLUSIVO NÃO DEVE SER USADO PARA COMEÇAR UM PARÁGRAFO) o trabalho escravo esta longe de ser superado no Brasil. Uma vez que, há poucos julgamentos e denúncias dos casos. Além de que, na maioria das vezes, os aliciadores usam de promessas de trabalhos falsas, como proveito da mal situação financeira em que o trabalhador se encontra. E, o pouco salário que esses recebem é para quitar dívidas impagáveis aos seus patrões, resultando em um círculo vicioso. Ademais, a escravidão é um crime que fere os direitos dos cidadãos, já que oprime a liberdade dos mesmos e deve ser combatida com leis e fiscalizações rigorosas. (TRECHO QUE NÃO VAI ALÉM DE FATOS/INFORMAÇÕES DOS TEXTOS MOTIVADORES).
Portanto, (MESMO SE TRATANDO DE UM PARÁGRAFO CONCLUSIVO, VOCÊ NÃO PRECISA USAR O ELEMENTO COESIVO CONCLUSIVO JÁ NO INÍCIO DO PARÁGRAFO, O LEITOR JÁ ESPERA QUE O ÚLTIMO PARÁGRAFO SEJA A INTERVENÇÃO. PODERIA JÁ TER COMEÇADO DIRETAMENTE COM “Medidas são necessárias...” medidas fazem se necessárias para a resolução do problema (REFORÇAR O PRINCIPAL PROBLEMA DEFENDIDO NO TEXTO E APONTAR PARA A RESOLUÇÃO DELE). Como a criação de leis, através do poder legislativo, que punam os responsáveis, aumentando o julgamento dos casos através da contratação de juízes (MUITO VAGO). O Ministério da Segurança, em conjunto com o governo Federal, deve criar uma ouvidoria pública, para registrar e apurar as denúncias (JÁ NÃO EXISTE ESSE CANAL? COMO POTENCIALIZÁ-LO?); além de reforçar a fiscalização com a contratação de policiais. Ademais, as empresas público-privadas, devem direcionar esses trabalhadores a empregos assalariados, com todos os benefícios que os mesmos têm direito, assim, o trabalho escravo seja erradicado no Brasil. PREFIRA FOCAR EM UMA ÚNICA PROPOSTA, DE ACORDO COM O PRINCIPAL PROBLEMA QUE VOCÊ ELENCOU NO SEU TEXTO (SUA TESE), NESSE CASO, A FALTA DE FISCALIZAÇÃO E LEIS QUE PUNAM OS RESPONSÁVEIS. COMO RESOLVER A FALTA DE FISCALIZAÇÃO? NÃO VALE APENAS CITAR “além de reforçar a fiscalização com a contratação de policiais.”


COMENTÁRIOS

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

120 pontos - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

Competência 2Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo em prosa.

100 pontos – Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 80 e 120 pontos.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

100 pontos – Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 80 e 120 pontos.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

120 pontos - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

100 pontos – Atingiu 50% da competência. Demonstra desempenho intermediário entre as pontuações 80 e 120 pontos.





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